PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

03 DE MAIO DE 2019

Conselheiro pede auxílio para divulgação de Orçamento Participativo


Luiz Vicente ocupou a tribuna popular na 24ª reunião ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Conselheiro ocupou a tribuna popular da 24ª reunião ordinária






O conselheiro do OP (Orçamento Participativo), Luiz Vicente Alves da Silva, do mandato de novembro de 2018, utilizou a tribuna popular da 24ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (2), para solicitar a participação dos vereadores e auxílio na divulgação do OP.

Luiz Vicente explicou que o Conselho de Orçamento Participativo, criado por meio da lei 5.132/2002 com o Congresso Municipal de Conselho Participativo, tem como uma das atribuições, a representação do poder público com conselho paritário. De acordo com o conselheiro, a falta de envolvimento da população com o conselho está prejudicando a realização de suas atividades.

“Viemos pedir a colaboração dos senhores vereadores e vereadoras para que, na medida do possível, incentivem a população a participar também dessas discussões” explicou.

O orador citou o artigo 15 da lei 5.132/2002 para explicar as características do conselho, o qual é “consultivo e deliberativo no âmbito do próprio conselho” e, além de fiscalizar o poder público, também tem como principal função a contribuição com a elaboração da peça orçamentária, no projeto de lei anual de orçamento e na lei de diretrizes orçamentárias.

“São muitas atividades do conselho que, nesse momento, não estão sendo executadas” disse Luiz Vicente. O conselheiro comentou sobre as plenárias de orçamento, que tem como função elencar as atividades prioritárias e lembrou das que já foram realizadas este ano nas regiões Oeste, Leste, Norte e Sul, nos meses de março e abril e das que ainda serão realizadas no mês de maio no Centro e na Zona Rural de Piracicaba.

“Para os senhores terem uma ideia, na região Oeste, em uma reunião desta envergadura, tivemos 36 pessoas, no Leste, 28, no Norte, 31 e na região Sul, 37”, comentou.

Luiz Vicente solicitou a participação dos vereadores no orçamento participativo e pediu que os parlamentares auxiliem na divulgação do projeto. “Para garantir participação, gostaria que os vereadores, os meios de comunicação e a prefeitura dessem mais atenção”, concluiu.

O conselheiro também lembrou do Congresso de Orçamento Participativo, o qual será realizado no mês de julho.



Texto:  Larissa Souza
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Tribuna Popular

Notícias relacionadas