
21 DE AGOSTO DE 2007
Na manhã desta terça-feira, dia 20 de agosto de 2007, às 9h00, nas dependências do Sindicato dos Bancários aconteceu a primeira reunião da nova diretoria do Conselh (...)
Na manhã desta terça-feira, dia 20 de agosto de 2007, às 9h00, nas dependências do Sindicato dos Bancários aconteceu a primeira reunião da nova diretoria do Conselho das Entidades Sindicais (Conespi), que congrega 22 sindicatos, sbdividida em 17 diretorias temáticas, sob a presidência de Francisco Pinto Filho, no biênio 2007-2009.
Na oportunidade, o Juiz Rogério Santori Astolphi e Miguel Kraide, integrantes da Associação Aliança de Misericórdia apresentaram aos sindicalistas o funcionamento da unidade da entidade em Piracicaba e, falaram na condição de colaboradores dos trabalhos sociais externos desenvolvidos pela organização. Além de reconhecerem o papel de entidades e voluntariados da sociedade civil que colaboram com o projeto. Também destacaram o apoio do Legislativo local por intermédio da atuação do vereador José Luiz Ribeiro (PSDB).
A entidade não tem fins lucrativos e, está congregada à Igreja Católica Apostólica Romana. Recebe apoio dos co-integrantes das ações pastorais na Diocese de Piracicaba, com seus estatutos reconhecidos por Dom Cláudio, Cardeal Hummes, ex-Arcebispo de São Paulo.
A constatação é que os trabalhos em Piracicaba já foram iniciados há mais de um ano, na Chácara Poço de Jacó, distrito de Tupi, por intermédio da Casa de Acolhida de Dependentes Químicos, que visa a construção de uma Capela. Mais de 40 pessoas são atendidas.
O objetivo maior dessa construção é o de proporcionar uma melhor evangelização no árduo trabalho de recuperação dos acolhidos, esclarecendo que a oração é a base desse trabalho.
Defronte à Chácara Poço de Jacó está programada, em breve, a abertura da Casa de Re-Inserção, destinada aos acolhidos que já atingiram bom grau de recuperação e que estejam trabalhando.
Atualmente, oito estão formalmente empregados, de maneira que, paulatinamente, será aberto espaço para outras pessoas que necessitam do acolhimento primário.
Na chácara Poço de Jacó também já são realizadas, precariamente, missas em um barracão, ou até, a céu aberto, de maneira que a construção da Capela representa uma prioridade no trabalho de evangelização.
Rogério Astolphi e Miguel Kraide além de discorreram sobre os trabalhos desenvolvidos pela entidade, que é dirigida pelos padres Antonello Cadeddu e João Henrique também destacaram a importância de vencer barreiras legais para efetivar parcerias locais. Como exemplo, citou a dificuldade na liberação de alvará de funcionamento para residências localizadas em chácaras, zona rural.
Também ressaltaram que a entidade atua através de programas e atividades voltadas à educação básica e profissional, cultura, saúde e habitação. Além de prestar atendimento a moradores de rua, jovens dependentes químicos e marginalizados, famílias moradoras de favelas e crianças atendidas em creches especializadas.
Os programas sociais da entidade são financiados por pessoas físicas, jurídicas, órgãos governamentais e através de convênio firmado com Prefeituras. Todo o trabalho desenvolvido conta com a dedicação de uma rede de profissionais especializados, agentes sociais e voluntários.
O presidente do Conespi, Francisco Filho encerrou os trabalhos anunciando o enviou de documentação sobre a entidade Aliança de Misericórdia aos demais sindicatos. Também reiterou a importância de acionar instituições de porte como Unimep, Esalq, Serviço Social e outras organizações visando o estabelecimento de parcerias que possam respaldar os trabalhos por intermédio de profissionais como Assistentes Sociais e Psicólogos.
Francisco Filho também anunciou a próxima reunião do Conespi, quinta-feira, dia 23 de agosto, às 8h30, no Sindicato dos Bancários, quando a representante do INSS, Marli Mazero Castro abordará o problema da aposentadoria, normal e especial.
Fotos e texto: MARTIM VIEIRA MTB 21.939