PIRACICABA, DOMINGO, 28 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE MARÇO DE 2024

Com indicação, vereador sugere ao Executivo lei de liberdade econômica


Pedro Kawai (PSDB) destaca objetivo de que seja apresentada legislação municipal para “dar ressonância local” à lei federal 13.874/2019



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai (PSDB) sugere que seja implementa lei municipal sobre liberdade econômica



O vereador Pedro Kawai (PSDB) protocolou, nesta sexta-feira (22), a indicação 1337/2024, com o objetivo de apresentar ao Executivo Municipal uma proposta de legislação municipal que faça ressonância à lei federal 13.874/2019, conhecida como “Declaração de Direitos de Liberdade Econômica, e que tem o objetivo de ampliar as garantias fundamentais relacionadas à livre iniciativa e ao exercício de atividades econômicas. 

A indicação apresentada pelo vereador surge como continuação de iniciativas anteriores. Em 15 de janeiro deste ano, Pedro Kawai havia proposto o projeto de lei 4/2024, também abordando a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica. No entanto, a propositura recebeu parecer contrário da Comissão de Legislação, Justiça e Redação (CLJR). 

A comissão argumentou que a matéria era de competência exclusiva do Executivo. Diante disso, o vereador optou por apresentar uma indicação para que o Executivo estude e elabore projeto de lei para regulamentar o tema.

O objetivo é estabelecer diretrizes e procedimentos para a concessão de autorizações relacionadas às atividades econômicas públicas, visando criar um ambiente favorável para o surgimento de novos empreendimentos na cidade, o que, por sua vez, promoveria a geração de empregos e o aumento da renda disponível na comunidade. 

O texto do projeto condensa os princípios fundamentais da Declaração Municipal de Direitos de Liberdade Econômica, enfatizando a garantia da liberdade no exercício das atividades econômicas, a presunção de boa-fé do cidadão perante o Poder Público, a intervenção mínima e excepcional do município no controle das atividades econômicas e o reconhecimento da vulnerabilidade do particular diante do município. 

"É evidente a relevância e a necessidade de o Executivo regulamentar tal situação no contexto atual", afirmou o vereador Pedro Kawai.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas