
15 DE MARÇO DE 2024
A homenagem é uma iniciativa do vereador Laércio Trevisan Júnior.
trevian Jr. homenageará ex funcionário do Engenho Central
Homenagear Vlademir Sérgio Bisso, pelos relevantes serviços prestados a Piracicaba, Engenho Central e a história atual, por meio de seu riquíssimo conhecimento, é o objetivo do requerimento 308/2024 de Voto de Congratulações, de autoria do vereador Laércio Trevisan Júnior (PL).
Vlademir Bisso, é um exímio colaborador nas atividades diárias do Engenho Central, entre elas, o passeio histórico pelo Engenho, que foi realizado pela primeira vez em janeiro deste ano, com mais de 50 participantes e a segunda edição no início de março.
Os passeios, foram conduzidos de forma voluntária, pelo homenageado, ex-funcionário, entre 1958 a 1868 da Société de Sucreries Brésiliennes, empresa francesa que produzia açúcar e etanol e que funcionou no Engenho Central até o ano de 1.974, e por Maurício Beraldo, historiador do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.
No roteiro, que começou no Portal do Engenho Central, o grupo percorreu diversos espaços do complexo, como os armazéns, explica o que cada um na época da Société de Sucreries Brésilienes.
Durante o passeio, Bisso também fala como a atividade no Engenho Central com a cana-de-açúcar se conectava à economia da cidade e da região, dá detalhes e conta curiosidades sobre o que acontecia em cada Armazém, sobre a linha férrea que passava dentro do complexo, entre outros aspectos históricos do local.
Os participantes do passeio ficaram surpresos com tantas informações novas que receberam sobre o Engenho Central, e o que mais gostam sãos as explicações ricas em detalhes do Sr. Vlademir, que vivenciou muitos aspectos do Engenho Central, pelo qual é apaixonado.
Outro aspecto que motivou os participantes, foi o interesse em saber mais sobre o que acontecia em décadas passadas em cada pedaço do Engenho.
´”No passeio, é possível enxergar os armazéns em pleno funcionamento com o Senhor Vladmir falando, até o nome de pessoas que trabalharam neles”, comentou Tevisan Jr no documento, aprovado na 12ª Reunião Ordinária.