PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE ABRIL DE 2024

Cemitério da Vila Rezende passa a ter o nome de 'Monsenhor Jorge'


Proposto pelo vereador Wagnão, projeto de lei foi aprovado em primeira discussão na reunião ordinária desta quinta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Projeto de lei de Wagnão foi aprovado em primeira discussão na 19ª Reunião Ordinária






O Cemitério Municipal da Vila Rezende passará a ser denominado "Monsenhor Jorge Simão Miguel - Padre Jorge", em homenagem ao religioso que por 46 anos foi pároco da Paróquia Imaculada Conceição. Aprovado pela Câmara em primeira discussão na 19ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (11), o projeto de lei 60/2023 é de autoria do vereador Wagner Oliveira (PSD), o Wagnão, e também assinado por outros nove parlamentares.

A denominação do cemitério situado na avenida Marechal Costa e Silva, no Jardim Primavera, visa "eternizar e homenagear a memória do monsenhor Jorge, conhecido e lembrado por todos os piracicabanos como padre Jorge", afirma Wagnão. "Fico muito feliz em fazer essa propositura", disse o autor do projeto de lei, durante a reunião ordinária.

Nascido em Capivari (SP), em 7 de maio de 1928, Jorge era filho de Simão Miguel e Adélia Miguel e foi batizado em 15 de novembro na Paróquia São João Batista, onde também recebeu a primeira eucaristia e o crisma e colaborou como coroinha por seis anos.

Em 1943, ingressou no Seminário Diocesano de Campinas (SP), onde fez os primeiros estudos da formação sacerdotal. Em 1949, transferiu-se para o Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo (SP), onde cursou filosofia e teologia. Foi ordenado diácono em 20 de fevereiro de 1955 por dom Antônio Siqueira, em São Paulo.

Em 8 de dezembro de 1955, foi ordenado sacerdote por dom Ernesto de Paula, primeiro bispo diocesano de Piracicaba, na Catedral Santo Antônio. No domingo seguinte, 11 de dezembro, celebrou a primeira missa solene em Capivari, na Paróquia São João Batista.

Em janeiro de 1956, passou a trabalhar em Piracicaba, onde foi por dois anos professor e ministro de disciplina no Seminário Diocesano Imaculada Conceição. Também auxiliou na Paróquia Imaculada Conceição e como capelão do Mosteiro das Irmãs Carmelitas.

A partir de 1958, deixou os trabalhos no seminário diocesano e passou a se dedicar mais à paróquia, como vigário-coadjutor, depois como vigário-auxiliar. Em 6 de janeiro de 1960, foi nomeado pároco, ofício que exerceu até 26 de fevereiro de 2006, quando se tornou pároco emérito e vigário-paroquial. Morreu em 24 de março de 2023, aos 94 anos.

"Padre Jorge foi um ícone da igrejas católica na cidade. Tive a oportunidade de lhe prestar homenagem de Medalha de Mérito Legislativo", recordou Trevisan Jr. (PL), ao justificar voto, na tribuna.

"Algumas pessoas transcendem a religião. Minha avó contava que era da Congregação quando seus tios foram assassinados quando crianças e ela teve muito apoio do padre Jorge", disse Gustavo Pompeo (Avante).

"Conheci o padre Jorge quando eu era criança. Ele ia à fazenda em que eu morava e ajudava muito a minha família. Padre Jorge era uma figura na cidade que todo mundo conhecia e tinha respeito por ele", comentou Zezinho Pereira (União Brasil).

"Quantas homenagens vierem a padres, estarei junto. Devo muito aos padres. Quando eu era morador de rua em Indaiatuba, dois padres me socorreram", afirmou Valdir Marques (PSD), o Paraná.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Wagner Oliveira

Notícias relacionadas