PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE FEVEREIRO DE 2021

Cecílio Elias Neto receberá homenagem por livro sobre a Rua do Porto


Escritor lançou o livro “Rua do Porto – Pia Batismal de um Povo”



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Laércio Trevisan Jr. é autor da moção de aplausos






A moção de aplausos 1/2021, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr., irá homenagear o escritor Cecílio Elias Neto pelo lançamento do seu novo livro: “Rua do Porto – Pia Batismal de um Povo”. A moção foi aprovada na noite desta quinta-feira (11), na 4ª reunião ordinária de 2021.

O escritor Cecílio Elias Neto tem 80 anos de idade, dos quais 66 dedicados ao jornalismo e 55 à literatura. Cecílio Elias Netto é, hoje, o decano dos jornalistas locais. Jornalista, escritor e bacharel em Direito - área em que, no entanto, atuou apenas no início de sua vida profissional

A Rua do Porto concentra um grande complexo patrimônio cultural, histórico e turístico de Piracicaba, ou seja, casas ribeirinhas, empreendimentos industriais e comerciais, pontes, parques e largos às margens do Rio Piracicaba, como por exemplo a Casa do Povoador, antiga Fábrica de Tecidos Santa Francisca (Boyes), fundada em 1873, Engenho Central, Largo dos Povoadores, Casarão de Turismo, a Festa do Divino Espírito Santo, realizada desde 1826.

Cecílio se sente engrandecido, lisonjeado, premiado, honrado e agradecido em poder contar tal história, pois, segundo ele, sempre teve o sonho de escrever um romance sobre a Rua do Porto. Para o escritor e jornalista esta nova obra não se trata de mais um livro. "Rua do Porto - Pia Batismal de um Povo" é fruto de sua história pessoal e de um desejo nascido ainda quando menino e deste a desde a infância. Cecílio queria ser escritor.

Cecílio diz que ele é um “velho” escrevinhador e contador de histórias, não um historiador. Portanto, segundo o escritor, “não esperem que o livro registre dados oficiais sobre esse bairro adorável e sim, é um canto de amor”.

Durante a reunião ordinária desta quinta (11), Trevisan Jr. parabenizou o escritor pela obra que resgata a história de Piracicaba. "Esse livro que significa o resgate de toda a história da cultura, desde a Festa do Divino, os festeiros. É rico em cultura, é rico em história e não poderia deixar de ser registrado e parabenizado por essa casa de leis de Piracicaba", afirmou o vereador.

Nascido em Piracicaba, no dia 24 de junho de 1940, Cecílio Elias Netto é jornalista, escritor e bacharel em Direito. No jornalismo, já foi diretor dos jornais “Folha de Piracicaba”, “O Diário” e “A Província” (em Piracicaba); e das revistas “Piracema” (Piracicaba) e “Confronto” (Rio Claro). Editor da revista “Mirante” (Piracicaba); do “Jornal de Portugal” e da “Agência de Notícias CBI” (em São Paulo); do “Diário de Limeira”; do jornal “Valeparaibano” (São José dos Campos); editor especial do “Correio Popular” (Campinas); membro do conselho editorial do “Jornal de Piracicaba”; cronista de “A Tribuna Piracicabana”. Idealizador e diretor deste website “A Província”.

Cecílio também foi vice-presidente da ADJORI – Associação dos Jornais do Interior de São Paulo; e membro de instituições como: Academia Paulista de Jornalismo; UBE – União Brasileira de Escritores; a antiga Academia Piracicabana de Letras; IHGP – Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.

Ao longo de sua trajetória profissional, o jornalista foi professor universitário nas disciplinas de Sociologia e Política, e Comunicação – em períodos nas décadas de 1960 e 70. E já realizou inúmeras palestras e conferências em associações, escolas e entidades culturais. Foi assessor para assuntos da imprensa do interior, da Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo, em meados dos anos 70. E consultor da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos para a área de Comunicação junto ao CELAM – Conselho Episcopal Latino-Americano (Chile, 1982).

Cecílio Elias Netto já verbalizou e enalteceu em seus inúmeros artigos, matérias e livros dedicados à cidade natal. Ele possui uma bibliografia composta por odes literárias em tributo ao rio e outras belezas naturais, às artes e ao sotaque local que ele compilou em seu clássico Dicionário do Dialeto “Caipiracicabano”, que completando mais de 33 anos de sua primeira edição.

O livro “Rua do Porto - Pia Batismal de um Povo" é o mais novo livro de Cecílio Elias Netto. No ano em que completa seus 80 anos de vida, o escritor e jornalista entrega a Piracicaba sua nova obra que, segundo ele, é a mais relevante para a história de Piracicaba.

Uma publicação do ICEN - Instituto Cecílio Elias Netto, a obra tem a coordenação editorial da B2 Comunicação. O projeto foi viabilizado pelo apoio cultural de: Oji Papéis Especiais, Cosan e Unimed Piracicaba - por meio da "Lei Federal de Incentivo à Cultura".

Cecílio Elias Neto tem cerca de 30 livros publicados, entre os mais recentes: "Bom Dia - Crônicas do autoexílio e da prisão"; "Dicionário do Dialeto Caipiracicabano - Arco, Tarco e Verva" (com seis edições revistas e ampliadas); trilogia sobre a cidade ("Piracicaba que amamos tanto", "Piracicaba, um rio que passou em nossa vida", "Piracicaba, a doçura da terra"; "Piracicaba, a Florença Brasileira"; "100 anos da imigração japonesa em Piracicaba". Ele também acumula participação em inúmeras outras publicações, juntamente com centenas de contos, crônicas e ensaios em jornais e revistas paulistas.

Além dos livros mais atuais, o jornalista tem outras obras que contribuíram com o fortalecimento da memória regional, como: “Bagaços da Cana” – romance de 1978, retratando a vida de trabalhadores no cultivo da cana-de-açúcar na região; “Almanaque 2000 – Memorial de Piracicaba Século XX” – que recebeu o prêmio “Clio da História”, da Academia Paulistana de História (SP – 2002)”; “Piracicaba Política – A História que eu sei 1942/1992”; entre outros.

Boa parte da carreira de Cecílio foi norteada por seu forte interesse em resgatar, preservar e divulgar a história, a memória, os pontos turísticos e o patrimônio cultural de sua amada cidade natal, Piracicaba.

O expressivo número de obras publicadas (como jornalista e escritor) e a posse de amplo material iconográfico e documental sobre sua cidade natal fazem do jornalista uma fonte de referência aos que buscam aprofundar-se na história do município. A preservação e divulgação deste acervo foi o estímulo para a criação do instituto sem fins lucrativos que carrega o seu nome. O ICEN (Instituto Cecílio Elias Netto) foi criado em 2015, por iniciativa de amigos e familiares do jornalista.

 



Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas