
15 DE MARÇO DE 2022
Pedro Kawai solicitou poda das Leucenas há mais de um ano, mas o problema continua
"Cartão postal" de Piracicaba está encoberto por árvores invasoras
Quem circula pela avenida Beira Rio, já não consegue mais contemplar o famoso salto do rio Piracicaba, porque a vegetação encobriu totalmente uma das mais belas paisagens da cidade.
Em março do ano passado, o vereador Pedro Kawai (PSDB) reuniu-se com comerciantes próximos à passarela pênsil, que solicitaram a intervenção do parlamentar, no sentido de oficializar pedido à prefeitura, para a supressão das espécies invasoras e a poda de árvores nativas. Na época, a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente respondeu à indicação nº 1415/2021, afirmando que faria uma inspeção no local e incluiria na programação de poda.
Um ano depois, as árvores continuam impedindo a visão do rio Piracicaba, privando a população e os turistas de verem, por exemplo, o espetáculo da piracema, quando os peixes saltam em direção contrária à correnteza, para a reprodução da espécie.
“O rio é um patrimônio da nossa cidade, talvez o maior embaixador do município”, comenta Kawai. Segundo ele, é triste que a cidade esteja com tanta limitação de serviços de manutenção e limpeza.
O vereador lembrou que foi um dos parlamentares mais críticos sobre a reabertura do parque da Rua do Porto “João Herrmann Netto”, que ficou mais de um ano fechado. “Fiz indicações e requerimentos para a prefeitura fazer a manutenção da iluminação e reabrir o parque para as pessoas usarem”, comentou.
Ele também foi contra o fechamento do Observatório Municipal e um dos defensores da permanência da Pinacoteca Municipal “Miguel Dutra”. Agora, Kawai teme que o Aquário Municipal também seja desativado. “Não há como ficar alheio ao desmonte desses espaços”, afirmou. “Respeito a legitimidade do governo municipal, embora não concorde com seu método”, enfatizou Kawai.
"Um requerimento cobrando informações sobre as razões de, até o momento, não terem sido retiradas as árvores invasoras junto ao salto do rio Piracicaba será protocolado esta semana, devendo entrar em pauta nos próximos dias, para votação dos demais parlamentares", informou o parlamentar.