
22 DE SETEMBRO DE 2009
Requerimento de autoria do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), aprovado na reunião ordinária de ontem (21), solicita informações do Executivo sobr (...)
Requerimento de autoria do vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), aprovado na reunião ordinária de ontem (21), solicita informações do Executivo sobre o cumprimento da lei 5.834/06, de sua autoria, que estabeleceu comissão específica para acompanhar os problemas de mudanças climáticas e ecoeconomia sustentável em Piracicaba.
A consideração é que a poluição do ar, que causa problemas pulmonares, principalmente em crianças e idosos, vêm diminuindo a qualidade de vida de todo o mundo, sendo que a médio prazo, Piracicaba poderá apresentar menos emissão de gases causadores do efeito estufa, criando mudanças climáticas no ambiente.
Capitão Gomes entende que com menos emissão de gases causadores do efeito estufa, haverá mudanças climáticas no ambiente da cidade, fazendo com que a Prefeitura, adotando medidas ecologicamente exemplares, como a reciclagem de resíduos e materiais, o que poderá gerar economia de água e energia, e a compra de produtos e serviços ambientalmente sustentáveis.
Para isso, é necessário implementar políticas públicas municipais relacionadas às mudanças climáticas e à economia. As informações e propostas consolidadas às mudanças climáticas e à ecoeconomia. Gomes cita as informações e propostas consolidadas pela Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima e pelo Protocolo de Kyoto, que deverão ser divulgadas, bem como estimulados os projetos voltados à utilização do mecanismo do Desenvolvimento Limpo - MDL, em Piracicaba.
"Sem dúvida, é indispensável a conscientização e mobilização da sociedade piracicabana para o debate e o desenvolvimento de ações relativas às mudanças climáticas e à ecoeconomia", defende.
Segundo Capitão Gomes, estes são os principais resultados que a cidade deve ter a médio prazo, se houver empenho das autoridades para a instauração da Comissão. "O problema ambiental é da cidade", disse.
Martim Vieira Mtb 21.939
Foto: Fabrice Desmonts Mtb 22.946