PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE MAIO DE 2022

Câmara rejeita pedido de informações sobre urnas eleitorais em prédio


Segundo autora do requerimento, prédio da Pinacoteca foi considerado inadequado para acondicionar obras de arte, mas agora recebeu urnas eleitorais



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

No requerimento, vereadora questionava os termos para cessão do prédio para a Justiça Eleitoral e quais são os cuidados para preservação do espaço






A Câmara Municipal de Piracicaba rejeitou, com placar de 11 votos contrários e 10 favoráveis, o requerimento 372/2022, de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT), que questionava a utilização do prédio que abrigava a Pinacoteca “Miguel Dutra” para depósito de urnas eleitorais. A propositura foi à votação em regime de urgência durante a 16ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (9).

Localizado na rua Moraes Barros, na região central, o prédio foi desocupado no fim do ano passado e o acervo foi transferido para o barracão 14-A no Engenho Central, onde funcionará a nova pinacoteca. A autora do requerimento lembrou que a justificativa do Poder Executivo é que o espaço não apresentava mais condições para abrigar o acervo. No requerimento, ela questionava os termos para cessão do prédio para a Justiça Eleitoral e quais são os cuidados para preservação do espaço.

Durante a votação do requerimento, em plenário, o vereador Laércio Trevisan (PL) encaminhou voto contrário à matéria e foi seguido por mais 10 parlamentares. Na justificativa de voto, a vereadora Rai de Almeida (PT) lamentou a decisão da maioria. “Nós apresentamos o requerimento porque a Pinacoteca foi tida como problema para manter o acervo, que corria riscos”, discursou. “O acervo foi mudado para o Engenho Central, acondicionado de maneira totalmente irregular, correndo riscos, inclusive com algumas obras já danificadas”.

Ela disse ter ficado surpresa com a utilização do prédio para acondicionar as urnas eletrônicas. “Se a Pinacoteca não está em condições de manter o acervo, também não pode colocar as urnas eletrônicas nesse espaço. As urnas eletrônicas também são um patrimônio importante”, argumentou. Ela ainda repudiou os vereadores que votaram contra a busca de informações. Nesta página, é possível conferir o vídeo com a declaração de voto.  



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional Rai de Almeida

Notícias relacionadas