
22 DE JUNHO DE 2009
O autor da proposição que instituiu o Programa Conhecendo o Legislativo, vereador João Manoel dos Santos (PTB), recebeu na tarde de hoje (22) um grupo de 25 alunos (...)
O autor da proposição que instituiu o Programa Conhecendo o Legislativo, vereador João Manoel dos Santos (PTB), recebeu na tarde de hoje (22) um grupo de 25 alunos de segundo e terceiro anos do ensino médio da escola estadual Professor Eduir Benedicto Scarppari, para a visita à Câmara de Vereadores.
Os estudantes foram recepcionados por João Manoel, que é vice-presidente da Câmara, no salão nobre da Casa de Leis, onde ouviram uma breve reflexão sobre o exercício da política e sua importância para o desenvolvimento do país.
Em seguida os convidados assistiram a uma aula sobre a origem das câmaras com o historiador Fábio Bragança e a uma explanação do advogado Bruno Didoné de Oliveira sobre o sistema de governo republicano e os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Na segunda parte da visita, os estudantes acomodaram-se no plenário, onde ouviram o diretor do Departamento Legislativo, Sandro Silveira, falar sobre a estrutura e funcionamento da Câmara. Silveira também coordenou a simulação de uma reunião ordinária, em que os alunos interpretaram o papel dos vereadores e aprenderam sobre a votação de proposições, o uso da tribuna e dos apartes.
Ademir Barbosa – MTb 54.006
Fotos: Fabrice Desmonts – MTb 22.946