
29 DE NOVEMBRO DE 2013
O PL 219/2013 do vereador Ary Pedroso determina 12 de maio como o Dia de Conscientização da Fibromialgia.
Aprovado na Reunião Ordinária desta quinta-feira, 28, o projeto de lei 219/2013 do vereador Ary Pedroso Júnior (PDT) que institui o Dia de Conscientização da Fibromialgia, que será anualmente realizado no dia 12 de maio.
O termo fibromialgia refere-se à uma condição dolorosa generalizada e crônica. É considerada uma síndrome porque engloba uma série de manifestações clínicas como dor, fadiga, indisposição e distúrbios do sono.
Atualmente sabe-se que a fibromialgia é uma forma de reumatismo associada à da sensibilidade do indivíduo frente à um estímulo doloroso. O termo reumatismo pode ser justificado pelo fato de a fibromialgia envolver músculos, tendões e ligamentos. O que não quer dizer que acarrete deformidade física ou outros tipos de seqüelas.
Segundo dados do Ministério da Saúde no Brasil há aproximadamente 15.520.000 (quinze milhões, quinhentos e vinte mil) fibromiálgicos, ou seja, 8% da população brasileira.