PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 19 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

07 DE FEVEREIRO DE 2014

Câmara homenageará médicos autores de estudo sobre câncer de próstata


Patologistas e urologistas que foram reconhecidos internacionalmente pela produção de estudos sobre o câncer de próstata receberão moção de aplausos de André Bandeira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Moção de aplausos de André Bandeira foi aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira



Um grupo de médicos patologistas e urologistas de Piracicaba que foi reconhecido internacionalmente pela produção de estudos sobre o câncer de próstata receberá da Câmara a moção de aplausos 9/2014, proposta pelo vereador André Bandeira (PSDB) e aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (6).

O periódico norte-americano "The American Journal of Surgical Pathology" ––principal publicação internacional em patologia cirúrgica, especialidade médica que integra os achados das ciências morfológicas e moleculares à prática clínico-cirúrgica–– divulgou recentemente o resultado de um trabalho de um grupo de patologistas e urologistas piracicabanos que pode ser, no futuro, um importante aliado para pacientes com câncer de próstata.

Segundo a médica patologista do IAP (Instituto de Anatomia Patológica de Piracicaba) Luciana Schultz Amorim, autora principal do estudo, a ideia surgiu da necessidade de quantificar o câncer de próstata, para informar ao paciente que recebe o laudo positivo da doença qual será o tamanho do tumor que terá de enfrentar.

Ao mesmo tempo, o urologista também precisa saber o tamanho do tumor para escolher o tipo de tratamento que será aplicado e decidir se será feita cirurgia, radioterapia, hormonioterapia ou uma combinação desses tratamentos.

O trabalho desenvolvido pelo grupo de piracicabanos consiste na realização de uma biópsia, feita por um radiologista, pela qual são retirados 12 fragmentos muito finos da próstata (com cerca de 1,5 centímetro de extensão) para posteriormente identificá-los no microscópio e saber quantos centímetros correspondem ao câncer, fornececendo, assim, uma estimativa do tamanho da doença.

Do estudo, que demorou quase um ano para ser concluído, participaram 50 piracicabanos, que foram operados pela equipe do médico Carlos Maluf. As cirurgias foram realizadas no Hospital dos Fornecedores de Cana e muitos dos pacientes foram atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Além de implantar procedimentos adicionais, o estudo foi bem aceito pela comunidade médica, o que levou à sua publicação pelo "The American Journal of Surgical Pathology", a mais importante revista do mundo na área de anatomia patológica.

Para Venâncio Avancini Ferreira Alves, professor titular e chefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), a publicação do artigo é "algo muito importante para a classe médica brasileira e deve ser motivo de orgulho em Piracicaba, já que o trabalho foi originado no município".

A médica Luciana Amorim credita o mérito da publicação a toda a área de saúde de Piracicaba, já que, para preencher os rígidos critérios da revista, é necessário comprovar uma qualidade de excelência, que abrange itens como o encaminhamento do paciente no consultório ou posto de saúde, a boa coleta das amostras, a segurança de um laboratório criterioso e o sucesso na realização da cirurgia.



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas