
07 DE FEVEREIRO DE 2014
No primeiro vestibular da instituição, 200 candidatos se inscreveram para as vagas oferecidas pela Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração de Empresas.
Moção de aplausos de Ronaldo Moschini foi aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira
Os 50 anos da criação dos primeiros cursos de nível superior da Unimep serão reverenciados pela Câmara com a moção de aplausos 7/2014. A homenagem foi proposta pelo vereador Ronaldo Moschini (PPS) e aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira (6).
O primeiro vestibular da instituição foi realizado no início de 1964. Duzentos candidatos se inscreveram para concorrer às vagas oferecidas pela Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração de Empresas. As aulas começaram em abril, com 158 alunos matriculados.
O primeiro diretor da faculdade foi o professor Gustavo Jacques Dias Alvim, hoje reitor da Unimep, enquanto a aula inaugural dos cursos foi dada pelo professor Paulo Guaracy da Silveira, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas do Mackenzie.
"Essa conceituada universidade, cinco décadas atrás e num momento político conflituoso pelo qual atravessava o país, em pleno regime militar, abriu corajosamente novas perspectivas visando ao desenvolvimento do ensino universitário brasileiro", ressalta Moschini.
O vereador também exalta "os valorosos e profícuos esforços empreendidos naquela época pelo reverendo Crysantho César, diretor do então Colégio Piracicabano, que apresentou abaixo-assinado com 290 assinaturas para a criação da Faculdade de Ciências Econômicas". A decisão a favor da abertura dos cursos para 1964 foi votada em agosto do ano anterior pelo Conselho Diretor.
A partir da criação da Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração de Empresas, novos cursos foram sendo implantados até que, em 10 de outubro de 1975, o então Conselho Federal de Educação reconheceu a Unimep, que se tornou a primeira universidade metodista da América Latina.
Ao longo desses 50 anos, foram criados os campi universitários do Taquaral, em 1979, de Santa Bárbara D'Oeste, em 1980, e de Lins, integrado em 1996. Em setembro de 1998, o Instituto Educacional Piracicabano, mantenedora da Unimep, incorporou também a Escola de Música de Piracicaba, fundada em 1953.
Atualmente, a Unimep conta com aproximadamente 11 mil estudantes e oferece mais de 40 cursos de graduação, entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos, além dos cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), agrupados em oito faculdades.