A Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara de Vereadores promoveu na noite de hoje (17), uma reunião para debater a segurança no ento (...)
A Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara de Vereadores promoveu na noite de hoje (17), uma reunião para debater a segurança no entorno da Escola Estadual Prof. Mello Cotrin, localizada na região da Paulicéia. O debate aconteceu no Plenário, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (Canal 8 NET).
A reunião contou com a presença do delegado João José Dutra, da Delegacia Seccional de Polícia de Piracicaba; do capitão Silas Romualdo, comandante da Guarda Civil; dos vereadores Euclides Buzetto (PT) e João Manoel dos Santos (PTB); de moradores da região, pais de alunos, da vice-diretora e da secretária da Escola, respectivamente a professora Antonia Aparecida Godoy Simon e Glaucia Diniz.
Os vereadores Euclides Buzetto (PT) e João Manoel dos Santos (PTB) lamentaram que a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba tenha solicitado à vice-diretora da Escola, Antonia Aparecida Godoy Simon, para fosse a sua representante. Os parlamentares entenderam que a Diretoria deveria ter comparecido na reunião, diante da gravidade da situação. A Polícia Militar também não atendeu ao convite para debater o problema.
Tráfico
A reclamação mais recorrente diz respeito ao comércio de drogas nas imediações do Mello Cotrin. O medo tomou conta dos moradores da região, pais e alunos. Segundo uma das moradoras, muitas denúncias não são feitas pelo temor de represálias e que o período da tarde é considerado o mais crítico.
O delegado João José Dutra afirmou que irá conhecer o problema de perto e que pretende inclusive participar de reuniões com pais e mestres. Dutra alertou que os pais não podem transferir para a escola a responsabilidade integral pela educação de seus filhos. A participação dos pais é fundamental na educação básica e muito importante para afastar os jovens das drogas, lembrou o delegado que prometeu que a polícia fará um trabalho especial na região.
O delegado Dutra solicitou a ajuda da população na identificação dos traficantes. Ele lembrou da importância da denúncia para auxiliar o serviço de investigação policial. Os telefones 197 e 190 devem ser utilizados pela população para fornecer informações aos policiais.
O comandante Silas Romualdo defendeu o aumento do efetivo da Guarda Civil para que a corporação possa contar com uma viatura exclusiva para o patrulhamento das escolas. Segundo o comandante, a Polícia Militar mantém um pelotão escolar que também pode ser acionado.
O vereador João Manoel dos Santos (PTB) defendeu uma ação coordenada, para que a população daquela região da cidade, alunos e pais possam ter mais tranqüilidade.