PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE ABRIL DE 2023

Câmara derruba parecer a projeto que prevê distribuição de absorventes


CLJR apontou vício de iniciativa e emitiu parecer contrário; presidente da comissão diz que já mudou entendimento sobre esse tipo de proposta



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Projeto de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante) combate a pobreza menstrual






A Câmara derrubou, por 15 votos favoráveis e um contrário, na 21ª Reunião Ordinária, o parecer contrário da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação), ao PL 36/2023, de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que dispõe sobre o fornecimento gratuito de absorventes higiênicos na rede básica de saúde e nos Centros de Referência de Assistência Social. A comissão apontou vício de iniciativa da matéria, já que invadiria a competência exclusiva do Poder Executivo.

O autor do projeto defendeu a derrubada do parecer. Lembrou que trabalha o tema desde 2021 e que promoveu audiência pública e debates sobre o assunto. Quando foi apontada a inconstitucionalidade da matéria, negociou com a administração e retirou o projeto, com a promessa de que a iniciativa partiria do Poder Executivo, para garantir a legalidade da proposta. No entanto, como até o momento o projeto não voltou para a Casa, ele resolveu reapresentá-lo.

Em apartes, a vereadora Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, citou sobre a mesma iniciativa no âmbito federal. Pedro Kawai (PSDB) abordou o crescimento da população em situação de extrema pobreza na cidade e propôs uma emenda para que a distribuição também aconteça nas escolas estaduais. Como presidente da CLJR, o vereador Acácio Godoy (PP) explicou que, a partir de agora, a comissão mudou o entendimento em relação aos projetos com vício de iniciativa e não vai mais emitir pareceres contrários em projetos como o dessa natureza.

Com a derrubada do parecer, o projeto será encaminhado para análise das demais comissões da Casa e voltará ao Plenário para deliberação. Confira, no vídeo, nesta página, como foi o debate sobre o parecer.



Texto:  Aline Macário - MTB - 39.904
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Pedro Kawai Acácio Godoy Gustavo Pompeo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas