
01 DE DEZEMBRO DE 2023
Vários bairros foram listados pelos vereadores como pontos onde ocorrem os problemas de desabastecimento
Requerimentos foram aprovados na 69ª Reunião Ordinária
Os constantes problemas de desabastecimento de água em vários bairros da cidade motivaram a apresentação de 14 requerimentos, aprovados pela Câmara Municipal de Piracicaba na 69ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (30). O tema também deverá ser debatido em audiência pública, no dia 13 de dezembro, às 19 horas.
Oito requerimentos aprovados são de autoria do vereador licenciado Paulo Campos (Podemos). Nas proposituras 1063, 1064, 1065, 1066, 1067, 1068, 1069 e 1070/2023, o parlamentar questiona o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) sobre as recorrentes interrupções no fornecimento de água respectivamente nos bairros Santa Terezinha, Viva Jequitibás, Jardim Primavera, Jardim Bertoluci, Gran Park, Jardim Gilda, Bosques do Lenheiro, Ary Coelho.
O vereador relata, nos documentos, que recebeu reclamações de vários munícipes, que apontam ainda que, quando a água retorna, está sem condições de consumo, com aspecto de suja. Paulo Campos coloca ainda que o problema resulta em vários inconvenientes para os moradores, afetando principalmente idosos e crianças. O parlamentar destaca que trata-se de uma prestação de serviço de necessidade básica e fere os direitos e garantias constitucionais da população.
Ele questiona se o problema é de conhecimento do Semae, qual é a justificativa para a falha no serviço, que medidas têm sido tomadas para uma solução e qual é a previsão para a normalização do abastecimento. Quer saber ainda se alguma medida emergencial foi adotada pela autarquia. Especificamente em relação ao condomínio Viva Jequitibás, Paulo Campos questiona se o Semae tem conhecimento de que os moradores são obrigados a comprar caminhões de água para abastecer as caixas e que o produto passa pelo hidrômetro, gerando cobrança indevida.
Já o vereador André Bandeira (PSDB) propôs os requerimentos nº 1077, 1091 e 1092, em que questiona sobre o problema, respectivamente nos bairros Nova América, Jardim Bartira e Vila Rezende. Ele relata que os moradores procuraram o gabinete para reclamar do desabastecimento. E por isso quer saber o motivo do problema e quais providências têm sido adotadas.
Em relação ao bairro Nova América, especificamente, ele diz que o problema ocorre há anos, diariamente no período da noite e que já questionou o Semae através do requerimento nº 256/2022 e recebeu resposta de que já existiam projetos para o local. No requerimento, ele questiona o motivo de a situação persistir, requisita detalhes sobre os projetos, o cronograma de obras e se serão realizadas ações emergenciais no local.
Por sua vez, o vereador Pedro Kawai (PSDB) protocolou os requerimentos 1079, 1080 e 1090, em relação aos bairros Jardim Maria Cláudia, Paulista e Nova Piracicaba (principalmente na rua Luiz Nozela), respectivamente. Ele requisita o relatório de ocorrências de desabastecimento nos bairros nos últimos 30 dias e o motivo dos problemas; quais são os reservatórios que atendem as regiões e se existem projetos para ampliação da capacidade dos mesmos.