
12 DE AGOSTO DE 2013
Foi aprovado na noite desta segunda-feira (12/08), Projeto de Lei de autoria do Executivo, que autoria o Município de Piracicaba a contratar financiamento junto à C (...)
Foi aprovado na noite desta segunda-feira (12/08), Projeto de Lei de autoria do Executivo, que autoria o Município de Piracicaba a contratar financiamento junto à Caixa Econômica Federal, objetivando a execução de obras no âmbito do Programa Pró Transporte – Mobilidade Urbana – Médias Cidades.
De acordo com o PL, o município fica autorizado a contratar financiamento junto à Caixa Econômica Federal, até o valor de R$ 52.687.000,00 (cinquenta e dois milhões, seiscentos e oitenta e sete mil reais), observadas as disposições legais e contratuais em vigor para as operações de crédito e as normas da Caixa Econômica Federal.
No documento o Executivo destaca que o Programa Pró Transporte – Mobilidade Urbana – Médias Cidades prevê financiamento aos investimentos municipais relacionados à implantação de faixa exclusiva para ônibus urbano, melhorias nos pontos de parada das zonas urbana e rural, implantação de ciclo faixa, Centro de Controle Operacional e readequação e reformas dos terminais urbanos de integração.
Este financiamento proporciona aos Municípios crédito a taxas módicas, como juros de 6 por cento ao ano, amortização em 240 meses incluindo a carência de até 48 meses, com garantias por meio de vinculação do FPM.
Nos últimos anos, o município vem passando por uma ampla expansão habitacional e industrial. Inúmeros empreendimentos habitacionais vêm sendo implantados em todo o entorno da área periférica de Piracicaba, assim como também a formação de distritos e pólos industriais, parque automotivo e centro tecnológico.
Estes pólos geradores de demanda de passageiros no transporte público proporcionaram nos últimos anos ampliação da oferta de viagens nas linhas que atendem a estas localidades. Diante disso, as ruas e avenidas que fazem parte desta proposta de faixa exclusiva passaram a contar com um número elevado de ônibus, onde devido à ausência de faixa exclusiva, vem ocorrendo a elevação do tempo de viagem, desconforto e desestímulo dos passageiros que fazem uso deste sistema.
Com a implantação destas faixas, será proporcionado uma melhor eficiência das linhas que estão incluídas no projeto, assim como o estímulo da população à utilização deste sistema, reduzindo o número de veículos nas ruas, com conseqüente redução do nível de poluição ambiental e assim havendo maior estímulo para a população na utilização deste sistema.
O Executivo destaca que permanecendo a situação atual, em um futuro próximo a cidade terá sérios problemas com o transporte público, com redução do número de passageiros transportados, elevação dos custos operacionais e aumento do congestionamento das vias, gerado pela elevação do transporte individual.
No sistema de transporte público do município de Piracicaba, até o advento da integração eletrônica, ocorrida em 2005, suas linhas se integravam unicamente através dos terminais urbanos de integração. Estes terminais por serem áreas pagas, passaram a oferecer ao usuário um melhor conforto e segurança do que na troca de linhas no percurso.
Atualmente, mesmo com o sistema de transporte integrado e com a integração eletrônica, a grande maioria dos usuários, por questões de segurança, preferem a integração física, mesmo com os seis terminais urbanos contando com serviços de apoio ao usuário.
Para a prestação de um atendimento ainda melhor aos usuários, todos os seis terminais necessitam de obras de melhorias tanto para atender aos usuários com necessidades especiais, como aos demais.
Além destas obras de melhorias e readequações, os terminais, da Vila Sônia e Piracicamirim, carecem de uma ampla reforma estrutural, com substituição do pavimento e cobertura. Entre estas melhorias está prevista a implantação de câmeras de monitoramento que irão contribuir tanto para a segurança dos usuários, como para o controle operacional das linhas.
Patrícia Moraes Sant’Ana _ MTb: 24.154
Foto: Fabrice Desmonts_ MTb: 22.946