
15 DE DEZEMBRO DE 2023
Moção exalta serviços prestados nas áreas social, educacional, gestão, projetos e pesquisas científicas
Vereador Laércio Trevisan Jr (PL) é autor da homenagem
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 27ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (14), a moção nº 255/2023, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), de aplausos à Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz), pelos relevantes serviços nas áreas: social, educacional, gestão, projetos e pesquisas científicas.
O texto da moção diz que a Fealq é uma entidade de Direito Privado, sem fins lucrativos, signatária do Acordo de Cooperação com a Universidade de São Paulo, que regulamenta a gestão administrativa e financeira dos projetos desenvolvidos entre membros da USP e instituições públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras. Sua estrutura lhe permite atuar também como gestora de projetos exclusivos da iniciativa privada.
Desde 1976, a Fealq viabiliza a docentes e grupos de pesquisa da USP, atuantes principalmente no agronegócio, a celebração de contratos com quaisquer outros segmentos da sociedade brasileira ou estrangeira. Do ponto de vista de empresas, órgãos de governo e demais instituições, a Fealq é a “porta de entrada” para o relacionamento formal com docentes e pesquisadores da USP.
Atualmente, a Fealq gerencia projetos da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), do Cena/USP (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e da FZEA/USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos), de Pirassununga.
Os parceiros da Fealq recebem suporte jurídico, administrativo, financeiro e trabalhista para a realização de seus trabalhos – pesquisas, eventos ou cursos (presenciais e a distância). A Fealq encarrega-se também do repasse de recursos dos projetos aos Departamentos e às instâncias da USP (Reitoria, Diretoria da Unidade e/ou Departamento). Paralelamente à gestão de projetos variados, a Fealq atua na publicação de livros de pesquisadores e edita a “Revista de Agricultura” (internacional), uma das mais antigas no meio científico brasileiro. A Fealq ainda mantém cinco modalidades de “Programa de Apoios”. É também apoiadora de start up’s voltadas à inovação no agronegócio.
A homenagem será entregue ao diretor-presidente, Nelson Sidnei Massola Júnior e diretores Fernando Dini Andreote e José Baldin Pinheiro, extensiva a todos os demais diretores, curadores, membros e colaboradores.