
12 DE DEZEMBRO DE 2023
Tito do Pandeiro completou 70 anos de carreira
Sílvia Morales é autora da homenagem
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 72ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (11), a moção nº 239/2023, de aplausos ao músico Vivaldo Bortolazzo, pelos 70 anos de carreira. A homenagem é de autoria da vereadora Sílvia Morales (PV), do Mandato Coletivo A Cidade é Sua.
Tito Bortolazzo ou Tito do Pandeiro é piracicabano, nascido em no bairro Vila Resende em 1939 e recebeu influência, na música, do pai, Américo Bortolazzo, que tocava violão. Iniciou a trajetória musical aos 14 anos, acompanhando músicos experientes ainda com seu instrumento de percussão feito à mão.
Na adolescência, participou, organizou e ajudou no desenvolvimento da banda marcial do Colégio Industrial, quando teve a oportunidade de se apresentar em todo o estado de São Paulo, inclusive na capital, onde participou de diversos festivais. Participou também de diversos grupos musicais, principalmente nos gêneros do samba e do choro e outros ritmos brasileiros. Ao longo da carreira, acompanhou diversos cantores, como Silvio Caldas, Carlos Poyares, Noite Ilustrada, Canhotinho, entre outros.