
03 DE DEZEMBRO DE 2013
Durante reunião extraordinária nesta segunda-feira, 2, os vereadores aprovaram o projeto de decreto legislativo 82/13, de autoria da Mesa Diretora
Câmara adere a protocolo do “Parlamento Regional”
Foi aprovado em reunião extraordinária, segunda-feira, 2, o projeto de decreto legislativo 82, de 2013, de autoria da Mesa Diretora, em que a Câmara de Vereadores de Piracicaba adere ao Protocolo Estatutário do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, o chamado “Parlamento Regional”. Criado para debater questões em conjunto dos 22 municípios o Aglomerado, o parlamento foi formado a partir da participação do 235 legisladores, os quais representam uma população de 1,3 milhão de habitantes.
O Parlamento Regional está integrado por um quinto dos representantes dos poderes legislativos locais, mais os respectivos presidentes. No caso de Piracicaba, fazem parte o presidente João Manoel dos Santos (PTB), e os vereadores José Antonio Fernandes Paiva (PT), Chico Almeida (PT), Luiz Arruda (PV), Pedro Kawai (PSDB) e Carlos Cavalcante (PPS). “Entendemos que o Parlamento Regional, a partir de agora institucionalizado pelas câmaras municipais, será o grande propulsor dos interesses regionais”, diz o texto de justificativa do PDL, assinado pela Mesa Diretora do Legislativo piracicabano.
No documento que embasada o PDL, os vereadores lembra que, conscientes de que a consolidação do Parlamento Regional, com adequada representação dos interesses dos cidadãos das câmaras, significará “contribuição à qualidade de vida da população”, como espaço comum que reflita o “pluralismo” e as “peculiaridades” da região.