PIRACICABA, SÁBADO, 27 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE MARÇO DE 2024

Calendário Municipal terá 'Dia da Apraxia de Fala na Infância'


Projeto de lei 224/2023, do vereador André Bandeira, foi aprovado em segunda discussão nesta quinta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

O vereador André Bandeira



O "Dia da Apraxia de Fala na Infância (AFI)" passa a ser celebrado anualmente em Piracicaba em 14 de maio. A data foi instituída no calendário oficial do município com a aprovação, na 12ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (14), do projeto de lei 224/2023, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB).

A apraxia de fala na infância é um distúrbio neurológico ainda pouco compreendido no Brasil, segundo André Bandeira, que aponta que o projeto de lei se fundamentou na "necessidade premente" de ampliar a conscientização sobre esse distúrbio, que tem ganhado destaque especialmente em países como Estados Unidos e Canadá.

De acordo com a Associação Americana da Fala, Linguagem e Audição, em 2015 a incidência da AFI era de uma ou duas crianças a cada grupo de 1.000. "Embora a realidade brasileira possa variar, é crucial reconhecer a existência do distúrbio e promover ações que possam melhorar a detecção precoce", acrescenta o parlamentar.

"A criação do 'Dia Municipal da Apraxia de Fala na Infância' representa não apenas um reconhecimento oficial desse distúrbio, mas também uma oportunidade valiosa de promover a sensibilização, a informação e a solidariedade em relação às crianças e famílias afetadas por essa condição no âmbito do município", conclui André Bandeira.



Texto:  Elisandra C. de Campos


Legislativo André Bandeira

Notícias relacionadas