
11 DE NOVEMBRO DE 2011
O vereador André Bandeira (PSDB) acompanhou na manhã desta sexta-feira (11) o 1º Seminário Técnico Hidrovia Tietê–Paraná, que reuniu cerca de 140 pessoas no auditór (...)
O vereador André Bandeira (PSDB) acompanhou na manhã desta sexta-feira (11) o 1º Seminário Técnico Hidrovia Tietê–Paraná, que reuniu cerca de 140 pessoas no auditório do Armazém 14 do Engenho Central. Conduzida pelo diretor do Departamento Hidroviário e diretor-presidente da Companhia de Docas de São Sebastião, Casemiro Tércio Carvalho, a palestra mostrou os ganhos econômicos e ambientais que a ampliação do canal trará, os investimentos que os governos estadual e federal deverão aportar na obra e os pontos que precisarão ser melhorados para que a hidrovia chegue até o porto de Ártemis.
Além de Bandeira, representaram a Câmara o presidente João Manoel dos Santos (PTB) e os vereadores José Aparecido Longatto (PSDB), Carlos Alberto Cavalcante, o Carlinhos (PPS), e Dirceu Alves da Silva (PPS). Também estiveram presentes no evento o prefeito Barjas Negri (PSDB), o deputado federal Antonio Carlos de Mendes Thame (PSDB-SP), integrantes do primeiro escalão da administração municipal, representantes de diversas associações e entidades de classe piracicabanas (como a Acipi, o Simespi, o Ciesp e a Copaclana) e autoridades das cidades de Charqueada, Santa Maria da Serra, Anhembi, Rio Claro, Iracemápolis e Jumirim.
Para Bandeira, o seminário evidencia os pontos que Piracicaba tem a ganhar com a extensão da hidrovia Tietê–Paraná até a cidade. "É extremamente importante a apresentação de uma obra como esta. Pelo dados que estão sendo mostrados, o transporte hidroviário, em comparação com o ferroviário e o rodoviário, é infinitamente mais barato e eficiente que os outros. É lógico que nem em todos os lugares conseguiremos implantar o transporte hidroviário: em curtas distâncias, obrigatoriamente vamos ter que fazer com o rodoviário e o ferroviário. Mas é imprescindível implantá-lo o quanto antes for possível. Já foi colocado aqui um cronograma e já existem recursos tanto do governo federal quanto do Estado para fazermos essa obra"
A previsão é de que o edital para o licenciamento ambiental do trecho que engloba Santa Maria da Serra seja publicado em dezembro deste ano, no valor de R$ 17 milhões. Depois, em janeiro de 2013, deve ser lançado o edital de licitação da obra, orçada em R$ 280 milhões. Para junho do mesmo ano, está prevista a publicação do edital para a construção do reservatório, que demandará mais R$ 120 milhões. Já os editais para o porto de Ártemis devem sair em dezembro de 2012 (projeto básico, executivo e licenciamento ambiental, ao custo de R$ 3 milhões) e dezembro de 2013 (para a obra em si, estimada em R$ 37 milhões).
Para 2012, o Orçamento do Estado reserva R$ 200 milhões para a hidrovia. Outros R$ 136 milhões devem ser destinados pelo governo federal. "Isso não é mais lenda. É "prioritaríssimo". Vai sair", garantiu o diretor do Departamento Hidroviário, Casemiro Tércio Carvalho.
TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTOS: Davi Negri / MTB 20.499