
20 DE JULHO DE 2018
O parlamentar também elenca diversas ações sociais, em bairros das regiões do Bosques do Lenheiro, Jardim Oriente e Água Branca
Balanço semestral de Jonson foca projetos ambientais e culturais
No balanço do primeiro semestre de 2018, o vereador Jonson de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB) destaca ações sociais, ambientais e culturais, que refletem nas 99 indicações, duas moções, dois projetos de decreto legislativo e 10 requerimentos, em questionamentos e solicitações junto ao Executivo visando o acolhimento de demandas populares.
Em suas intervenções na região do Bosques do Lenheiro e do Jardim Gilda o parlamentar cita o plantio de árvores frutíferas ou hortaliças, através de hortas comunitárias, que visam afastar o risco de áreas a serem invadidas clandestinamente, além de evitar a degradação ambiental destes locais, em áreas de APPs, que também propiciam a geração de renda aos moradores, em parcerias com organização não-governamental, que já trabalha com crianças e jovens da região, além de igrejas, escolas, e lideranças comunitárias.
Jonson também ressalta a importância de ação voluntária, no projeto "Movendo Cidadania", no mês de fevereiro, para recuperação do Centro Comunitário do Bosques do Lenheiro, que se encontrava em precárias condições de manutenção, sendo que o espaço é aguardado pelos moradores para a realização de programas sociais voltados à população, o que inclui a comunidade Frederico.
O parlamentar também enfatiza a importância do envolvimento de crianças e jovens, que serão beneficiados na implantação da Biblioteca do Centro Comuntário do Bosques do Lenheiro, com mais de seis mil livros à disposição.
O projeto "Música para Todos" também é destaque nas considerações de Jonson, numa iniciativa de ação voluntária de inclusão social e cultural, que completa 12 anos em 2018, que abrange crianças e jovens entre oito a 20 anos.
A consideração é que no ano passado, aproximadamente 1 mil pessoas participaram das aulas de iniciação musical nas escolas estaduais Sud Mennucci - centro, Dionetti Callegaro Miori, no Jardim Oriente, Professor Atílio Vidal Lafrata, no Jardim Costa Rica e Eduir Benedicto Scarpari, no Jardim Alvorada. Além da região do Bosques do Lenheiro o projeto também contempla alunos da região do bairro Água Branca e do Jardim Oriente.
Vagas
O problema da falta de vagas integrais em creches municipais também foi outro tema avaliado por Jonson, que na condição de presidente da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia da Câmara acompanhou um grupo de 76 mães que questionaram o poder Executivo sobre as mudanças no critério de vagas integrais.
Jonson também prestou homenagens, por intermédio da entrega de moção de aplausos, a exemplo da honraria que concedeu ao atleta piracicabano, Francisco Kess, que já acumulou 23 medalhas na carreira, em jogos paraolímpicos, nas modalidades de natação, lançamento de dardo e disco e, em provas de corrida, sendo que todas as medalhas foram de ouro.
O parlamentar também destaca a assinatura de convênio entre a Prefeitura com a Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba, pelo qual serão repassados, anualmente, R$ 25 mil à Orquestra Educacional de Piracicaba, mantida pela entidade; corte de árvores e mato no entorno da escola Sud Mennucci; visita a bairros, em acolhimento a demandas de moradores do Jardim Colina Verde, Cruz Caiada, Esplanada, Monte Cristo, Jardim Gilda e Alvorada; a realização do evento: oficina da música, na Festa das Nações, com aulas no Teatro “Erotides de Campos”, no Engenho Central.
Jonson também cita iniciativas em projetos de denominação, a exemplo do loteamento Comviva, no Vale do Sol. Além de pontuar o lançamento da ideia de agregar serviços aos terminais de ônibus, a exemplo do Japão e da Europa, que agregam farmácias e cafeterias para estimular o uso do transporte público.
Além de reiterar o papel da Câmara na aprovação de projetos impactantes, como a autorização do serviço de motociclistas; aprovação de projetos, no pacote de R$ 1,9 milhão destinados à saúde pública; criação de Fórum em Defesa da Unimep e outras ações em que a Câmara reafirmou a defesa da população.