PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 30 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE ABRIL DE 2023

Aumento da extrema pobreza no Município é questionado na Câmara


Requerimento 320/2023, do vereador Gustavo Pompeo (Avante), foi aprovado na segunda-feira (24), durante a 22ª Reunião Ordinária



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Requerimento 320/2023 é de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante)

Requerimento 320/2023 é de autoria do vereador Gustavo Pompeo (Avante)
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução

Requerimento 320/2023 foi aprovado, segunda-feira (24), durante a 22ª Reunião Ordinária

Requerimento 320/2023 foi aprovado, segunda-feira (24), durante a 22ª Reunião Ordinária
Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Requerimento 320/2023 foi aprovado, segunda-feira (24), durante a 22ª Reunião Ordinária






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou o requerimento 320/2023, do vereador Gustavo Pompeo (Avante), que pede informações ao Executivo sobre o aumento de pessoas em extrema pobreza e em situação de rua no Município. A votação aconteceu na segunda-feira (24), durante a 22ª Reunião Ordinária, e gerou uma discussão em torno da realização de políticas públicas para o atendimento desta população.

“Os indicadores nos trazem bastante preocupação”, aponta Gustavo Pompeo. Ele lembra que o assunto foi notícia na imprensa, no último dia 16, em que um levantamento aponta que quase 45 mil pessoas estão na extrema pobreza e em situação de rua na cidade. “Estamos falando de quase 10% da população”, disse, ao cobrar ações para realizar uma política pública para assistência.

A vereadora Rai de Almeida (PT) também discutiu o requerimento. Ela lembrou que, em 2021, um Censo realizado em parceria com o Crami (Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância de Piracicaba) apontou que, na época, havia 234 pessoas em situação de rua em Piracicaba, “das quais 198 responderam ao questionário completo”, relata. “Esse número pode ter aumentado, já que a pobreza aumentou consideravelmente no município”, acrescenta a parlamentar.

Ela também cobrou política pública para atendimento desta população. “Em 2021, a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) fechou o albergue que atendia os ‘trecheiros’ e agora encaminha essa população para casa das pessoas em situação de rua”, aponta Rai de Almeida. “Os ‘trecheiros’ ocupam espaço que era para as pessoas em situação de rua”, acrescentou.

O vereador Pedro Kawai (PSDB) destaca que o requerimento é uma busca de posições oficiais dos órgãos competentes. “Isso mostra a preocupação desta Casa com as pessoas em situação de vulnerabilidade”, acrescenta. “Esse governo vem na contramão do atendimento social em várias situações”, argumenta. 

Requerimento – A propositura aprovada na Câmara solicita da Prefeitura estudo realizado pela secretaria responsável a fim de fazer censo populacional com as pessoas em situação de rua, quantas pessoas são atendidas pelo Centro POP, assim como pede medidas para acolhimento desta população principalmente agora nos meses de junho e julho, que são mais frios, dentre outras informações.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Pedro Kawai Gustavo Pompeo Rai de Almeida

Notícias relacionadas