PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 6 DE MAIO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

24 DE OUTUBRO DE 2023

Audiência pública discutirá reforma da praça José Bonifácio


Encontro será no dia 10 de novembro, às 14h, por iniciativa da vereadora Silvia Morales



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

Amplos setores da sociedade têm o interesse em conhecer e em contribuir para o aprimoramento do projeto, disse vereadora






No dia 10 de novembro, às 14h, o Plenário Francisco Antonio Coelho da Câmara Municipal de Piracicaba receberá audiência pública para discutir a reforma e remodulação da praça José Bonifácio. A discussão foi solicitada pela vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é sua, no requerimento 937/2023, aprovado nesta segunda-feira (23), na 60ª Reunião Ordinária.

A vereadora argumenta que, recentemente, a Prefeitura do Município de Piracicaba apresentou um projeto de reforma e remodulação da praça, denomidado de “Master Plan”, à Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). Durantea reunião ordinária, Silvia Morales justificou que “trata-se da praça da cidade e merece discussão com toda a sociedade. É importante que se abra a discussão e se traga para esta Casa”, disse.

O vereador Josef Borges (Solidariedade), também ao discutir o requerimento, classificou como “uma audiência válida” e completou que o “projeto foi fruto de um estudo minucioso”, segundo ele, fruto de diálogo também com o bispo diocesano de Piracicaba, dom Devair Araújo da Fonseca.

O Pedro Kawai (PSDB) destacou que a praça precisa melhorar, porém, que as melhorias devem ser discutidas pela sociedade. “Meu grande questionamento é a inversão de direção de mão da rua Prudente de Moraes. Vou esperar as justificativas técnicas”, disse.

Segundo Silvia Morales, a imprensa veiculou que o projeto prevê, entre outras reformulações, a modernização e a interligação entre áreas e equipamentos públicos da cidade.

Ela destaca ser importante a realização da audiência para que sejam apresentados todos os estudos preliminares: cronograma previsto para a execução da obra, plantas, pareceres, proposta paisagística e de arborização, como ainda se haverá supressão de árvores. “Amplos setores da sociedade têm o interesse em conhecer e em contribuir para o aprimoramento do projeto, como os conselhos municipais, entidades civis e a população em geral”, diz.

Estão convocados para as discussões os secretários municipais de Obras e Zeladoria, Trânsito e Transporte, Infraestrutura e Meio Ambiente, Habitação e Gestão Territorial e de Governo, além do procurador geral do município.

No requerimento, a vereadora diz que convites devem ser enviados ao prefeito Luciano Almeida e aos representante da Aeap (Associação de Engenharia e Arquitetura de Piracicaba), CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), bem como aos conselhos municipais de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac), de Mobilidade (Comob), de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef), de Defesa do Meio Ambiente (Comdena) e da Cidade.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas