PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE ABRIL DE 2021

Atuação do Mandato Coletivo enfatiza divisão de responsabilidades


Integrantes do Mandato Coletivo A Cidade é Sua (PV) participaram de live do Parlamento Aberto



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Live foi realizada no formato carrossel





Os integrantes do Mandato Coletivo A Cidade é Sua (PV) falaram sobre a atuação desse tipo de mandato, inédito em Piracicaba, em live do programa Parlamento Aberto. Na conversa realizada na tarde desta quarta-feira (7), Silvia Morales, Jhoão Scarpa e Pablo Carajol detalharam como o trabalho em conjunto é realizado no atendimento à população e nas decisões tomadas no legislativo. Feita em formato carrossel, em que os convidados falam um pouco de cada assunto, a entrevista teve a participação simultânea dos três integrantes do mandato.  

“A gente divide responsabilidades, ações, propostas e está sendo um grande aprendizado. Nós nos consideramos o primeiro Mandato Coletivo do município”, afirmou a vereadora Silvia Morales (PV). Ela informou que desde o início da campanha eleitoral foi montado um estatuto conjunto, todos integrantes estudaram outros mandatos coletivos e que o A Cidade é Sua é um mandato coletivo plural, pois cada integrante é de uma área.

Silvia Morales destacou que antes de tomar qualquer ação como vereadora, tudo é bem decidido entre eles, inclusive com o Conselho Político Social, formado por profissionais de todas as áreas. “Co-vereador é uma maneira pedagógica para dizer que as decisões são compartilhadas, que há co-responsabilidade”, explicou.

Para Pablo Carajol, a proposta do Mandato Coletivo vem para ocupar um espaço de crise de representação política que o país vive atualmente, pois inclui muitos debates que não chegavam aos parlamentos municipais. “É uma forma de promover e traduzir muitos desses debates para a cultura municipal”, disse.

Juntamente com a Frente Nacional dos Mandatos Coletivos, o A Cidade é Sua busca a regulamentação e regularização dos mandatos coletivos para que eles tenham segurança jurídica e uma funcionalidade, pois já estão dentro do parlamento. De acordo com Carajol, o papel Frente é promover o debate nacional, legitimando as bandeiras das causas eleitas através dos mandatos coletivos.

“Não temos um trabalho institucionalizado, a gente não personaliza a figura do parlamentar, esse é o formato do nosso mandato, que não tira a prerrogativa de nenhuma candidatura particular, mas vem para somar”, afirmou Jhoão Scarpa, integrante do A Cidade é Sua. Na live, ele declarou que o Mandato Coletivo tem o “feedback da sociedade”, pois os cidadãos compreendem o formato, respeitam e os “tratam como tal”. 

A proposta de "atuação na horizontalidade" entre os três integrantes do mandato e os demais membros da equipe foi enfatizada por Jhoão Scarpa, que ressaltou não existir nenhuma decisão monocrática no gabinete, sendo tudo decidido através do diálogo. “Por trás de nós três existe um conselho, a nossa equipe e todo cidadão que aparece no gabinete para crítica ou contribuição”, disse.

ACESSE O CONTEÚDO

As lives do programa Parlamento Aberto são realizadas no perfil do Instagram, que pode ser acessado em @parlamento_aberto. As entrevistas também podem ser conferidas no canal do YouTube do Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Para receber as informações do Parlamento Aberto direto no celular, cadastre-se na lista de transmissão do WhatsApp neste link.

 

 


Texto:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Parlamento Aberto Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas