PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE MARÇO DE 2023

Ator e dramaturgo receberá Título de Cidadão Piracicabano


Vereadora Silvia Morales é autora do projeto de decreto legislativo que homenageia Ricardo Moreira de Araujo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereadora Silvia Morales na 13ª Reunião Ordinária de 2023






O projeto de decreto legislativo 1/2023, que concede Título de Cidadão Piracicabano a Ricardo Moreira de Araujo, de autoria da vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, foi aprovado na 13ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (20).  

Ator, diretor, dramaturgo e professor, Ricardo Moreira de Araujo é um cidadão prestante há 44 anos no município. Nasceu em 21 de março de 1974, em Porecatu/Paraná. É filho de Adeilda Fátima Santos Araujo e Elito Moreira Araujo.

Cita o texto da propositura que, aos 14 anos, após ouvir no rádio sobre um curso no Teatro Municipal de Piracicaba, Ricardo foi ao local e se matriculou mesmo sem saber o que era atuar. Relata ainda que ele descobriu o caminho das artes e, desse curso, surgiu o grupo Sobrinhos do Lux, marco para o que seria a sua trajetória nas artes cênicas.

Em 1990, fez parte da primeira formação de elenco da Companhia Estável de Teatro Amador de Piracicaba (Ceta), ao mesmo tempo em que estudava e trabalhava. Em 1993, entrou para a companhia Roma Produções e João Prata Produções, onde trabalhava profissionalmente realizando apresentações pela região. Durante sua trajetória artística, realizou diversas atividades como performance circense, como pirofagia e perna-de-pau; na dança, com ballet clássico, contemporâneo e flamenco. 

Como diretor de teatro, dirigiu em torno de 27 espetáculos e, como ator, atuou em mais 17. Participou de diversos festivais de teatro, recebeu premiações como ator, diretor e cenógrafo. Escreveu seis peças em dramaturgia, das quais quatro foram montadas. É licenciado em Pedagogia, pós-graduado em Tecnologia na Aprendizagem, atuante como professor técnico há 16 anos.

"Nós, do mandato coletivo temos priorizado as homenagens de acordo com as nossas áreas de atuação", disse Silvia Morales e agradeceu a todos pela votação, em seu discurso na Tribuna, que pode ser conferido em vídeo, nesta página. A entrega da homenagem, em data ainda a ser definida, será realizada em reunião solene na Câmara Municipal de Piracicaba.



Texto:  Elisandra C. de Campos
Supervisão:  Rebeca Paroli Makhoul - MTB 25.992


Legislativo Silvia Maria Morales

Notícias relacionadas