
07 DE FEVEREIRO DE 2014
Moção de Aplausos, proposta pelo vereador Pedro Cruz (PSDB), foi aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira, 6
O árbitro de futebol Ulisses Camossi será homenageado com Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Piracicaba, de autoria do vereador Pedro Cruz (PSDB), pelos 50 anos de carreira. Nascido em 1955, iniciou a atuação aos nove anos no Colégio Salesiano Dom Bosco e Oratório São Domingos Sávio quando o padre Bordinhon doou um tecido para confecção do que foi o primeiro uniforme do então aspirante a árbitro. A partir dali, Ulisses passou a atuar aos sábados e domingos nos jogos do colégio e do oratório.
Aos 13 anos foi convidado por Duarte Filho e Pedro Ambrozano para iniciar a carreira de árbitro na Comissão Municipal de Esportes (CME). O primeiro jogo apitado por Ulisses foi a abertura dos Jogos Infantis de 1967 no estádio Barão de Serra entre as equipes Oratório São Domingos Sávio contra Jovem União do Piracicamirim.
Aos 15 anos, ingressou na Liga Piracicabana de Futebol (LPF), onde começou a atuar nos jogos amadores e oficiais da cidade. Em 1973, iniciou o curso da Federação Paulista de Futebol (FPF), levado pelo então árbitro José Luis Guidotti.
Durante toda a carreira fez jogos decisivos e finais em campeonatos amadores em toda região, além de apitar em clubes como Cristovão Colombo, Clube Atlético Piracicabano (CAP), Nauti Clube, Ítalo Brasileiro, Sinfesalq e Clube de Campo de Piracicaba (CCP).
Atualmente, possui a empresa Camossi & Camossi Esportes que presta serviços de arbitragem há 18 anos e trabalha até hoje com gerenciamento de disponibilização de árbitros nos CCP, Clube de Campos de São Pedro, Nauti Clube, CAP, Ítalo Brasileiro, Sinfesalq, Clube de Regatas Palmeiras e Clube dos Funcionários Públicos e Municipais de Piracicaba, além de prestar serviços às prefeituras Torrinha, Santa Barbara, entre outras.
No ano de 2010 foi eleito primeiro-tesoureiro da Associação dos Árbitros de Piracicaba e Região (AAPR) e, atualmente, entre a associação e a Camossi & Camossi trabalha no gerenciamento de mais de 130 funcionários, entre árbitros, assistentes e mesários.
Pai de Marcela e Bruno Camossi, aos 58 anos Ulisses Camossi conta no currículo com mais de três mil jogos, entre futebol de campo, futebol de salão e futebol society, sendo que, em 2014, completará 50 anos ligados à arbitragem piracicabana.