PIRACICABA, DOMINGO, 18 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

07 DE FEVEREIRO DE 2014

Aprovada Moção de Aplausos à Loja “Liberdade e Trabalho”


De autoria do vereador Ronaldo Moschini, unidade da Maçonaria será homenageada pelos 30 anos de fundação



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


Autoria do vereador Ronaldo Moschini (PPS), foi aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira, 6, a Moção de Aplauso 27/14 em homenagem à “Augusta e Respeitável Loja Simbólica ‘Liberdade e Trabalho’”, pelos 30 anos de fundação. Conhecida como “Maçonaria”, é uma instituição filosófica, filantrópica, educativa e de ideal progressista. 

“Seus princípios incluem liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, igualdade de direitos e obrigações, sem distinção de religião, raça ou nacionalidade”, aponta o vereador no texto da moção.

O documento informa, ainda, que a “Maçonaria, Ordem Universal” é constituída por homens de todas as raças e nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em Lojas, nas quais, auxiliados por símbolos e alegorias, estudam e trabalham para o aperfeiçoamento da Sociedade Humana. 

“É fundada no Amor Fraternal e na esperança de que, com amor a Deus, à pátria, à família e ao próximo, com tolerância e sabedoria, com a constante e livre investigação da Verdade, com a evolução do conhecimento humano pela filosofia, ciências e artes, sob a tríade da Liberdade, Igualdade e Fraternidade e dentro dos Princípios da Moral, da Razão e da Justiça, o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal”, acrescenta o vereador autor da propositura. 

Piracicaba conta atualmente com 19 Lojas, e dentre essas o destaque neste mês de fevereiro é a “Augusta e Respeitável Loja Simbólica Liberdade e Trabalho”, que completa 30 anos de fundação – desde 1o de fevereiro de 1984. No dia seguinte, a primeira reunião oficial contou com a assinatura do compromisso de constituição da Loja. Naquele ano, Leandro Guerrini publicou matéria no Jornal de Piracicaba. 

“Trata-se de um novo núcleo maçônico, no cenário associativo de Piracicaba, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Liberdade e Trabalho, não na constância da oposição que divide e enfraquece, mas no desejo salutar da cooperação fraterna, aproveitando o ambiente favorável da cidade, totalmente propício”, diz o texto de Guerrini. 

A Loja “Liberdade e Trabalho” funcionou até 14 de dezembro de 2001 nas dependências da Loja Piracicaba. Após adquirir imóvel, em 4 de dezembro de 2002, realizou a primeira reunião na sede localizada na rua XV de Novembro, 124. Imóvel histórico de 1899, tombado através de decreto 10.157, em 27 de dezembro de 2002, o mesmo local já abrigou a Escolas Reunidas do Porto, G.E. Francisca Elisa da Silva e a Escola Megatec. A Loja ainda se encontra nesse mesmo endereço. 

“Nestes 30 anos, a Loja ‘Liberdade e Trabalho’ não deixou de praticar a beneficência, especialmente a assistência social aos menos favorecidos; o incentivo à instrução e à cultura em todos os níveis; a promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e outros valores universais”, finalizou o vereador Ronaldo Moschini. 



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas