
07 DE FEVEREIRO DE 2014
De autoria do vereador Ronaldo Moschini, unidade da Maçonaria será homenageada pelos 30 anos de fundação
Autoria do vereador Ronaldo Moschini (PPS), foi aprovada na reunião ordinária desta quinta-feira, 6, a Moção de Aplauso 27/14 em homenagem à “Augusta e Respeitável Loja Simbólica ‘Liberdade e Trabalho’”, pelos 30 anos de fundação. Conhecida como “Maçonaria”, é uma instituição filosófica, filantrópica, educativa e de ideal progressista.
“Seus princípios incluem liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, igualdade de direitos e obrigações, sem distinção de religião, raça ou nacionalidade”, aponta o vereador no texto da moção.
O documento informa, ainda, que a “Maçonaria, Ordem Universal” é constituída por homens de todas as raças e nacionalidades, acolhidos por iniciação e congregados em Lojas, nas quais, auxiliados por símbolos e alegorias, estudam e trabalham para o aperfeiçoamento da Sociedade Humana.
“É fundada no Amor Fraternal e na esperança de que, com amor a Deus, à pátria, à família e ao próximo, com tolerância e sabedoria, com a constante e livre investigação da Verdade, com a evolução do conhecimento humano pela filosofia, ciências e artes, sob a tríade da Liberdade, Igualdade e Fraternidade e dentro dos Princípios da Moral, da Razão e da Justiça, o mundo alcance a felicidade geral e a paz universal”, acrescenta o vereador autor da propositura.
Piracicaba conta atualmente com 19 Lojas, e dentre essas o destaque neste mês de fevereiro é a “Augusta e Respeitável Loja Simbólica Liberdade e Trabalho”, que completa 30 anos de fundação – desde 1o de fevereiro de 1984. No dia seguinte, a primeira reunião oficial contou com a assinatura do compromisso de constituição da Loja. Naquele ano, Leandro Guerrini publicou matéria no Jornal de Piracicaba.
“Trata-se de um novo núcleo maçônico, no cenário associativo de Piracicaba, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Liberdade e Trabalho, não na constância da oposição que divide e enfraquece, mas no desejo salutar da cooperação fraterna, aproveitando o ambiente favorável da cidade, totalmente propício”, diz o texto de Guerrini.
A Loja “Liberdade e Trabalho” funcionou até 14 de dezembro de 2001 nas dependências da Loja Piracicaba. Após adquirir imóvel, em 4 de dezembro de 2002, realizou a primeira reunião na sede localizada na rua XV de Novembro, 124. Imóvel histórico de 1899, tombado através de decreto 10.157, em 27 de dezembro de 2002, o mesmo local já abrigou a Escolas Reunidas do Porto, G.E. Francisca Elisa da Silva e a Escola Megatec. A Loja ainda se encontra nesse mesmo endereço.
“Nestes 30 anos, a Loja ‘Liberdade e Trabalho’ não deixou de praticar a beneficência, especialmente a assistência social aos menos favorecidos; o incentivo à instrução e à cultura em todos os níveis; a promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e outros valores universais”, finalizou o vereador Ronaldo Moschini.