PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE ABRIL DE 2019

Aposentado faz de terreno baldio horta comunitária e atrai alunos


Vereador Pedro Kawai esteve no bairro Eldorado e elogiou a integração do voluntário com os estudantes



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (7 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (8 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (9 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (10 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (11 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (12 de 13) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A iniciativa do aposentado Marcus Vinicius Rocha Pereira, o ‘Tatu’, em transformar um terreno antes sem utilidade em uma horta comunitária na rua Eurico Gaspar Dutra, no bairro Eldorado chamou a atenção de uma professora da escola do bairro que envolveu alunos no projeto. O terreno de aproximadamente mil metros quadrados transformou-se em projeto de integração social, de preservação ambiental e produção de alimentos.

Nesta segunda-feira (1), o vereador Pedro Kawai (PSDB) foi visitar o local e surpreendeu-se com as transformações promovidas pela iniciativa do aposentado, tanto as físicas, quanto na relação social, com a integração entre os moradores do bairro.

Plantando verduras e legumes, Marcus Vinicius relata que a ideia surgiu há um ano, enquanto lutava contra a depressão, após conquistar sua aposentadoria. “Eu passava horas sentado em frente ao terreno e via que o local estava repleto de entulho e lixo. Foi então que eu decidi melhorar o lugar fazendo a horta”, contou o aposentado.

O trabalho que ele realizou no local chamou a atenção de uma professora que passeava com os alunos da Escola Municipal Osvladir Júlio nas redondezas. “Costumávamos trazer as crianças para andar de rolimã em uma rua por perto quando conhecemos a horta. O Tatu nos convidou para participar e aceitamos. Logo, ele fez a limpeza de uma parte do terreno e cedeu para as crianças, que hoje ajudam a mantê-la”, explicou a professora da escola, Daniela Stênico Arruda de Oliveira.

De acordo com ela, cerca de 75 crianças frequentam diariamente a plantação. “As mudas que os alunos plantam chegam através de doações incentivadas por nós. Plantamos chá, temperos, maracujá, pitaya, além de utilizarmos os alimentos colhidos na horta em um projeto culinário que temos na escola. No futuro pretendemos ampliar a horta e transformá-la em um bosque”, revelou a professora.

A presença diária e constante das crianças e da comunidade do Eldorado na Horta do Tatu devolveu a ele a alegria de viver. “Esse projeto me ajudou e está me ajudando muito a superar a depressão. Trabalhar com crianças é como se fosse um remédio para a mente. A vinda delas contribuiu para a melhora da minha saúde mental e devolveu a minha alegria. Eu adoro trabalhar em conjunto com elas”, declarou Tatu.

Os legumes e as verduras plantados no local não são revendidos. As pessoas que colhem alguma coisa da horta geralmente pagam ao proprietário um valor simbólico, de um ou dois reais. “Esse valor é apenas para que eu compre mais sementes, o meu propósito não é lucrar com isso. Para mim, a horta é como se fosse uma terapia, fico feliz com a visibilidade que ela alcançou, com a participação dos alunos e o envolvimento da comunidade”, esclareceu Marcos Vinicius.

A diretora da escola disse que o convivo dos alunos junto à horta trouxe muitas vantagens. “As crianças puderam ter o contato com a natureza, com a terra, aprenderam como é o manejo do solo, das plantas e a importância de vivenciar o cuidado com a terra.  Elas descobriram um mundo novo, diferente, que até então eles não tinham acesso”, enfatizou a diretora.

O vereador Pedro Kawai disse que desde o começo do projeto se encantou com a ideia. “A iniciativa de um voluntário em querer, por conta própria, recuperar uma área completamente degradada e cuidar dela é muito bonita de se ver”, elogiou o parlamentar.

Ele acrescenta que a participação das crianças na horta é um investimento para o futuro do país. “Sabemos que para melhorar o futuro precisamos investir na educação das nossas crianças. Uma área com descarte irregular de lixo serve de criadouro para animais peçonhentos que trazem doenças e reflete mal para a cidade. Além da iniciativa do Tatu ter contribuído para o seu bem-estar mental, trouxe também benefícios que poderão ser contemplados futuramente. Essa experiência que os alunos estão tendo fará com que eles sejam seres humanos melhores no futuro”, salientou Kawai.



Texto:  Raquel Soares


Meio Ambiente Pedro Kawai

Notícias relacionadas