
06 DE DEZEMBRO DE 2013
Solicitação visa qualidade de vida e promoção a saúde e ao bem estar
Nas proximidades do CASE- Centro de Atendimento Socioeducativo do bairro Jardim Oriente, moradores do local, crianças e adolescentes que na maioria das vezes são atendidas pelo centro, pedem ao vereador André Bandeira (PSDB) a implantação de uma academia ao ar livre e um parque infantil nas proximidades da Rua Luís Pereira Leite, n° 837 no bairro Jardim Oriente.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, lei que garante a proteção integral à criança (até 12 anos incompletos) e ao adolescente (entre 12 e 18 anos) é claro ao declarar que as crianças e adolescentes têm direito à vida e à saúde, à liberdade, ao respeito e à dignidade, à convivência familiar e comunitária, à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, à profissionalização e à proteção. Além disso, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar esses direitos com absoluta prioridade.
Em relação ao lazer, não só no Brasil como no mundo, existem várias pesquisas científicas que apontam a relevância, a importância e a necessidade para que crianças tenham espaços privilegiados para brincadeira.
“É direito de todas as pessoas ter acesso aos locais com segurança e que possam usufruir do esporte, da prática de atividade física e do lazer de forma a ganhar em qualidade de vida e saúde. Estamos trabalhando para que isso aconteça”, afirmou Bandeira.
Em resposta a solicitação, a Prefeitura pormeio da SEDEMA e SELAM afirmou que tem planejado anualmente melhorias em áreas verdes, praças e centros de lazer, prevendo inclusive a instalação de equipamentos, e que vai incluir no planejamento as futuras intervenções através desse pedido.