
05 DE ABRIL DE 2008
O vereador André Bandeira (PSDB), acompanhado de assessores, na tarde de hoje (5), às 16h00, foi acolhido por integrantes da comunidade da Igreja Adventista do Séti (...)
O vereador André Bandeira (PSDB), acompanhado de assessores, na tarde de hoje (5), às 16h00, foi acolhido por integrantes da comunidade da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Rua Fernando Febeliano da Costa 746, bairro São Dimas, conduzida pelo Pastor Reginaldo Käfler, que na oportunidade disponibilizou as dependências da entidade religiosa e, parte do culto de jovens, para reflexões sobre políticas sociais, especialmente voltadas aos deficientes físicos.
Na oportunidade, a diretora da Agência Adventista Desenvolvimentista de Recursos Humanos Assistenciais (ADRA), Alzira Elias Arruda, além de coordenar os preparativos para o semeniário de Andre Bandeira, também destacou o papel social da Igreja, na criação de departamentos específicos para discutir temáticas sociais, como a de saúde, e problemas afetos aos deficientes. Também considerou o caráter da ADRA no Brasil, que envolve trabalho com mais de 850 crianças no Estado de São Paulo.
No seminário, o vereador André Bandeira discorreu sobre sua experiência pessoal, na condição de cadeirante, após acidente de carro que há 12 anos o vitimou. O parlamentar falou dos problemas iniciais, do papel da família, dos amigos e da confiança em Deus, como forma de superação das dificuldades, após muitas horas de fisioterapia, terapia ocupacional e outras superações físicas que o fazem confiante de seguir em frente pela vida.
André Bandeira finalizou suas considerações ao destacar que uma das maiores dificuldades continua sendo as barreiras sociais, onde prevalece o preconceito, e a falta informação sobre os problemas dos deficientes físicos, num país onde 14% da população apresenta algum tipo de deficiência, segundo dados do IBGE do ano de 2000.
Bandeira também recorreu à exibição de um vídeo produzido pela Câmara de Piracicaba, que mostra artistas, esportistas, políticos, empresários, estudantes e cidadãos comuns que venceram as barreiras iniciais após se tornarem deficientes em função de acidentes diversos.
Na abertura do vídeo, o músico Herbert Vianna e convidados, em Show da Telefôncia, nas dependências do Engelho Central, em 2007. Na seqüência, a vereadora de São Paulo, Mara Gabrilli, primeira cadeirante ao assumir a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência, criada em São Paulo.
No vídeo, o vereador André Bandeira também relata o dia-a-dia de pessoas que se tornaram deficientes em acidentes aparentemente simples, com o caso de um garoto que ao tropeçar no cadarço do tênis, ficou paralítico ao bater com a cabeça no chão.
A deputada estadual Célia Leão (PSDB), no seu quinto mandado na Assembléia Legislativa, depois de ser vereadora em Campinas, também aparece nos depoimentos do vídeo.
O vereador André Bandeira, ao concluir o seminário respondeu a questionamentos da comunidade. Reiterou que cabe aos proprietários cuidarem das calçadas, sendo que um cidadão poderá acionar a pessoa na Justiça caso sofra um acidente por falta de conservação da calçada, que é de competência do morador cuidar deste espaço.
André Bandeira também informou que não só em Piracicaba, mas as empresas são obrigadas a contratar deficientes respeitando a lei de Cotas, de caráter federal, ao preconizar até 5% de contratação para locais que tenham acima de 100 empregados. Cabe do Ministério Público ser acionado caso a lei não seja cumprida, destacou o parlamentar.
André Bandeira anunciou para o dia 18 de abril, às 19h00, nas dependências do Teatro do SESC, a palestra da deputada Célia Leão, que abordará o tema inclusão social.
O vereador André Bandeira foi contemplado pela comunidade adventista ao receber um exemplar do Livro: Grande Conflito. Além da entrega de um Dossiê sobre o trabalho da ABRA, que atua em mais 120 países.
MARTIM VIEIRA MTB 21.939
FOTOS: ANDRÉ STENICO