PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

25 DE OUTUBRO DE 2021

Ampliação de armazenamento digital viabiliza novos projetos na Câmara


Investimento em data center possibilitará iniciativas para diminuição no uso de papel, documentação de arquivos e desenvolvimento de novos sistemas



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Davi Negri - MTB 20.499 Salvar imagem em alta resolução

Gilmar Rotta (Cidadania) no data center da Câmara, onde ficam os storages, servidores e switches



Os investimentos em armazenamento de dados digitais na Câmara Municipal de Piracicaba irão possibilitar o desenvolvimento de novos projetos em todos os departamentos da Casa. Para justificar a publicação do edital de licitação, que deve ocorrer nesta quarta-feira (27), foi apresentado à Mesa Diretora um amplo relatório com detalhamento sobre necessidades que vão desde a diminuição no uso de papel até o desenvolvimento de novos sistemas.

“A ampliação da nossa capacidade de armazenamento de dados digitais é uma demanda que os servidores da Câmara apresentaram à Mesa Diretora há quase três anos, sempre enfatizando que estamos no limite de nossa capacidade para fazer funcionar todo o nosso sistema de informática”, diz o presidente do Legislativo, vereador Gilmar Rotta (Cidadania).

Atualmente, a Câmara conta dois storages (equipamentos voltados para armazenar os dados de servidores) e que contam com 65 Terabytes, sendo que 75% já estão sendo utilizados pela Casa. A expectativa é que sejam contratados mais 240 Terabytes, criando uma margem de capacidade para o desenvolvimento de novos projetos no Legislativo.

Um deles é o projeto “Papel Zero”, apresentado pelo Departamento Administrativo e de Documentação, que visa a tramitação interna totalmente de forma digital, eliminando o uso de papel. Conforme demonstrado no relatório levado à Mesa Diretora, o armazenamento contínuo de documentos digitais demandará mais espaço no storage.

O mesmo departamento aponta o serviço desenvolvido pelo Setor de Documentação, em que aponta o arquivamento e digitalização de todos os documentos da Câmara, incluindo imagens em alta resolução de mapas, fotos, livros, documentos e imagens. 

Já o Setor de Informática aponta que os desenvolvedores necessitam de servidores de teste e homologação dos sistemas que estão sendo realizados, porém, devido à atual capacidade de infraestrutura estar limitada, não é possível provisionar estes equipamentos. Da mesma forma, com o aumento do armazenamento de dados, resolverá o problema da atualização dos sistemas operacionais que rodam todo o data center da Câmara.

O setor também detalha que a administração de redes necessita de provisionamento de recursos computacionais para melhoria do serviço de atualização do Windows -- atualmente, funciona parcialmente por falta de espaço suficiente --, assim como a melhoria do processo de backup -- a Câmara possui servidor com dois drives de fita, mas com o equipamento atual somente é possível utilizar um drive de fita, entre outras situações.

O Departamento de Comunicação Social aponta a busca por melhoria na resolução e qualidade dos vídeos da TV Câmara, incluindo o material que é exibido nas transmissões das reuniões ordinárias. O aumento de resolução dos vídeos 320p (baixa resolução) para 720p (alta) acarreta em um grande aumento na necessidade de armazenamento, o qual envolve ainda todo o conteúdo disponibilizado pelo site, com fotos e textos.

O edital para contratação das melhorias do data center do Legislativo será disponibilizado no site www.camarapiracicaba.sp.gov.br no link “Licitações”, que poderá ser acessado por qualquer cidadão, e o certame será transmitido ao vivo pela TV Câmara.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Câmara

Notícias relacionadas