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29 DE NOVEMBRO DE 2010

Alunos do Senac conhecem o trabalho dos vereadores na Câmara


Um grupo de 45 alunos do Senac esteve na Câmara na manhã desta segunda-feira participando do projeto "Conheça o Legislativo". A visita, feita a convite do vereador (...)



EM PIRACICABA (SP)  

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A professora Flávia Góes Vieira Salgueiro, de espírito tão jovem quanto os 45 alunos que ela comanda no Senac de Piracicaba, define sua turma como parte de uma geração "dinâmica", que necessita do "contato com outras pessoas", mas que não tem tanta intimidade com a história da cidade ou o funcionamento dos poderes constituídos. O grupo, composto por 17 meninos e 28 garotas que cursam o Programa Aprendizagem em Serviços Administrativos, esteve na Câmara na manhã desta segunda-feira (29) participando do projeto "Conheça o Legislativo". A visita, feita a convite do vereador André Gustavo Bandeira (PSDB), mostrou aos estudantes o funcionamento da Casa de Leis em uma linguagem mais próxima deles.

Para estimular a interação com os estudantes, foram exibidas esquetes de humor sobre a influência de Portugal na cultura brasileira, vídeos com registros da construção da ponte pênsil e da rodoviária municipal e fotos raras da época da escravidão. Até uma sessão ordinária foi simulada, com 16 estudantes fazendo o papel de vereadores na discussão de um projeto que proibiria a prática de bullying nas escolas da cidade.

O didatismo também foi a marca das palestras sobre a origem e o desenvolvimento de Piracicaba, o funcionamento dos poderes em uma democracia e as atribuições que cabem aos vereadores. O historiador Fábio Bragança, o advogado Bruno de Oliveira, do Departamento Jurídico da Câmara, e o agente legislativo James Granziol usaram comparações e bom humor para tornar os temas menos sisudos. Assim, na fala de Fábio, a Avenida Saldanha Marinho se transformou na "Avenida da Mr. Dandy", famosa casa noturna de Piracicaba. Já Bruno usou os estudantes Wellington, Daúde, Renan e Aline para mostrar as diferenças entre as formas de organização política da sociedade. E James citou o exemplo do ditado "achado não é roubado" para explicar como a lei se aplica de maneira distinta dependendo do caso.

"Essa é uma geração que não está mais acostumada a ficar só na sala de aula tradicional", explicou Flávia. Para a professora, a experiência como a desta segunda-feira "agrega muito" na vida dos alunos, que passam a compreender as quatro principais funções de um vereador: propor leis necessárias para a cidade, fiscalizar os atos do Executivo, assessorar o prefeito ao apontar problemas de um bairro e defender a democracia.

O vereador André Bandeira enfatizou a importância do projeto "Conheça o Legislativo" como uma oportunidade de mostrar aos jovens o papel que desde já cabe a eles na condução de Piracicaba. "Meu desejo é que vocês saiam daqui sabendo da responsabilidade que têm", afirmou, ressaltando que os estudantes devem ser o presente do país, e não apenas uma promessa que ainda vai se realizar. Para ele, a participação do jovem na sociedade independe da função que ele desempenha. "Não é preciso ser vereador ou ter um cargo de representatividade [para agir]. Cada um, na individualidade, tem sua importância na sociedade", concluiu.

 

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918

FOTOS: Davi Negri / MTB 20.499



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918


Conheça o Legislativo André Bandeira

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