
17 DE AGOSTO DE 2017
Violência contra a mulher foi tema abordado na Tribuna Popular
A Tribuna Popular, espaço que pode ser ocupado pela população para abordagem de qualquer tema do interesse do orador, abordou nesta quinta-feira (17/08) o tema Violência Contra a Mulher e a defesa da criação em Piracicaba de uma Vara específica no Fórum da cidade para tratar do assunto, a exemplo de Sorocaba, Campinas e Ribeirão Preto.
O advogado Homero de Carvalho esteve na Câmara nesta quinta-feira, 17, na 44ª reunião ordinária e afirmou que os números da violência são gritantes. Como exemplo, citou o fato de a Unesco, OMS e ONU terem eleito a Lei Maria da Penha, que completou 11 anos, como uma das melhores na defesa da mulher no mundo. “A cada seis minutos uma mulher é estuprada. Todo dia entra no fórum um processo de violência doméstica.”
O maior número de crimes de violência doméstica – 57% – é cometido com profissionais da construção civil, informou ele, que defendeu a criação do programa “Papo de obra”, com objetivo de conscientizar esse público.
Sobre o atendimento na Delegacia de Defesa da Mulher, ele comentou a lentidão para que as denúncias pelas mulheres sejam acatadas. Nesse sentido, o advogado se diz favorável à criação de um abrigo às vítimas de violência, justamente porque após a denúncia elas retornam para as suas casas, onde estão os agressores.
SEMANA A MULHER - Após a fala, o presidente da Câmara de Vereadores, Matheus Antônio Erler (PTB) disse a atuação da Casa em relação a mulher. "Há nove anos esta Casa realiza a Semana a Mulher, abordando os mais diversos temas, em entre eles a violência doméstica".
Ele também enalteceu o trabalho do Conselho Municipal da Mulher, tema de requerimento de congratulações da vereadora Nancy Thame (PSDB), que enaltece a posse das novas conselheiras e destacou o importante papel da advogada Thais Progette, ex-presidente do Conselho, que teve atuação intensa.