
29 DE MAIO DE 2018
Espaço localizado na rua Professor Carlos Brasiliense Pinto recebeu o nome de Leosino Pinheiro
Denominação surgiu a partir de projeto do vereador Paraná
Na manhã de sábado (26), o Executivo realizou a denominação da academia de ginástica ao ar livre do bairro Jardim Tatuapé. A designação do espaço é decorrente do projeto de lei 43/2018, de autoria do vereador Aldisa Marques, o Paraná (PPS). A academia, localizada na rua Professor Carlos Brasiliense Pinto, recebeu o nome de Leosino Pinheiro.
Estiveram presentes na inauguração, juntamente com o parlamentar, o prefeito Barjas Negri (PSDB), os secretários José Otávio Menten (Defesa do Meio Ambiente) e Pedro Mello (Saúde), além de lideranças comunitárias e representantes da família.
Paraná disse que “Leosino era muito respeitado por amigos, vizinhos e familiares e nunca mediu esforços para prestar ajuda”.
Segundo o parlamentar, “Leosino foi um homem respeitado e honrado por suas atitudes, com caráter sem manchas, digno de ser chamado de homem, pai, cidadão do bem e tinha um sorriso que contagiava a todos em sua volta”.
Leosino Pinheiro nasceu em 10 de julho de 1929 na cidade de Novo Cruzeiro (MG). Começou a trabalhar cedo, com apenas 9 anos já era responsável por cuidar de sua mãe e seus irmãos.
Aos 18 anos, com uma condição razoavelmente melhor, deixou a família em Minas Gerais e foi para São Paulo virar mascate de roupas. Voltou aos 24 anos e casou-se com Maria Emerita, com quem teve 11 filhos: Maria, Nair, Valdir, Valdeci Pinheiro, Erozino Natal, Irani, Irandi, Neroni, Noedir, Sonia e Odair.
Mais velho, mudou-se de Novo Cruzeiro com 2 filhos para Santo Antônio de Platina (PR), onde foi lavrador por muitos anos. Saiu do Paraná e veio para Piracicaba para trabalhar como vigilante. Em 1982 abriu seu próprio bar, “Bar do Seu Leo”, no bairro jardim Itapuã, onde residia com a família.
Leosino faleceu em 27 de janeiro de 2018.