PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE MARÇO DE 2019

Abdala apresenta programação do 9º Tricnic e Lazer no Parque


Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente em 21 de março



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Vereador também falou sobre o Dia Internacional da Luta contra a Discriminação Racial, também lembrado em 21 de março






Celebrado internacionalmente a cada ano em 21 de março, o Dia da Síndrome de Down motivou o vereador Marcos Abdala (PRB) a se posicionar sobre a importância da inclusão. Ao comentar o trabalho promovido em Piracicaba pelo Espaço Pipa, Abdala apresentou a programação do 9º Tricnic e Lazer no Parque, que acontece no domingo (24), das 9h às 12h, no Horto Florestal de Tupi, em parceria com a secretarias de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) e Lazer e Atividades Motoras (Selam) SELAM, além do Ipef (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais do estado de São Paulo).

Ainda sobre o Espaço Pipa, Abdala apresentou uma campanha desenvolvida pela entidade nas redes sociais, com a história de Caroline Sanches, que trabalha na recepção da Raízen, namora o Marcelo, valoriza os amigos e tem como hobby estar entre eles, a família, além de sair para dançar. Abdala destacou também a paixão de Victor César por ler histórias que despertam sua imaginação e o transportam para muitos lugares. O garoto é praticante de karatê. Tem como sonho ser bombeiro ou cantor.

Segundo ele, o tema deste ano (Ninguém fica para trás) busca refletir sobre como garantir autonomia para crianças, jovens e adultos com Down. 

"Todas as crianças devem ter oportunidades para viver a vida plena e serem incluídas na sociedade", disse o parlamentar, durante a 13ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (21). Ele informou que a temática escolhida para este ano foi inspirada em uma abordagem da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU), Leave No One Behind (Não deixe ninguém para trás). 

Segundo o parlamentar, o plano de global da ONU prevê que os países assumam o compromisso de não deixar ninguém para trás. "Muitos estados desconhecem os desafios que os indivíduos enfrentam no dia a dia. As pessoas e aqueles que as apoiam defendem o acesso as essas oportunidades. Convocamos todas as pessoas a dizer ao mundo para não deixar ninguém para trás", reforçou Abdala.

O vereador também falou sobre o Dia Internacional da Luta contra a Discriminação Racial, também lembrado em 21 de março. "Temos grandes pessoas lutando pela inclusão. Na quinta-feira passada tivemos aqui na Câmara o José Mariano, de 83 anos, que trabalha pelo legado de São Benedito. Deixo cumprimento ao Adney e Adilson Araújo, pelo trabalho no Conepir, e a Marquinhos e Elaine Teotônio, do Afropira."

Abdala destacou ainda visita ao bairro Pau Queimado, onde há descarte irregular de lixo. A empresa Ambiental atendeu o vereador, controlou foco de incêndio no local e retirou aproximadamente 3 toneladas de entulho, na sexta-feira. "Já na segunda-feira, novamente, havia pessoas jogando lixo na conta do município e da natureza", lamentou, ao lembrar que uma placa foi providenciada para orientar as pessoas.

Além disso, Abdala comentou sobre encontro com uma Cooperativa de Reciclagem que conta com 16 coladores. Ele levou os integrantes para um encontro com representantes da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente).

Na Semtre (Secretaria Municipal de Trabalho e Renda), Abdala conversou sobre cursos gratuitos de capacitação para profissionais de reciclagem. "Além de ajudar o meio ambiente, vai gerar renda para as famílias", opinou.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  Bira Toledo - MTB 27.332 Márcio Braga - MTB 62.377


Legislativo Marcos Abdala

Notícias relacionadas