PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

01 DE OUTUBRO DE 2021

A menstruação é um tema de saúde pública, destaca vereador


Gustavo Pompeo fez uso da tribuna nesta quinta-feira, na 35ª reunião ordinária.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Vereador Gustavo Pomepeo (Avante)






“Menstruação não deve ser considerada tabu, a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece que o direito à higiene menstrual é um direito humano”. Essa foi uma das falas do vereador Gustavo Pompeo (Avante), ao utilizar o tempo regimental de 10 minutos na tribuna durante a 35ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (30). 

O parlamentar informou que retirou da votação a proposta do projeto de lei 83/2021, que prevê o fornecimento gratuito de absorventes higiênicos nas escolas públicas e unidades básicas de saúde do município. O parecer contrário da CLJR seria votado na 35ª reunião ordinária, no entanto, o vereador retirou da pauta porque outros vereadores queriam "agregar". "Tem vício de iniciativa (o projeto de lei) pois tem um custo. O Legislativo não pode fazer projeto que gere custo. Acredito que essa Casa iria derrubar o parecer”, disse. 

Em aparte, a vereadora Rai de Almeida (PT), demonstrou apoio ao projeto. “Essa iniciativa tua é de extrema relevância. De fato, a questão, a menstruação, não é um tabu, não é questão de beleza, por isso o absorvente não tem que ser um item na questão cosmética e sim uma necessidade, tanto é que as meninas têm evasão escolar pela falta de acesso ao absorvente. É um problema seríssimo que precisamos discutir”, ressaltou.

 



Texto:  Pedro Paulo Martins
Supervisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Revisão:  Daniela Teixeira - MTB 61.891
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Gustavo Pompeo

Notícias relacionadas