PIRACICABA, DOMINGO, 18 DE MAIO DE 2025
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

20 DE DEZEMBRO DE 2013

2013 foi um ano desafiador para Pedro Cruz em seu primeiro mandato


Seu mandato está focado na Agenda 21, no desenvolvimento sustentável da cidade, na ação humanitária e em novas oportunidades aos jovens



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 3) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A experiência acumulada por muitos anos como empresário do setor metalmecânico, como cidadão atuante nas ações humanitárias e recentemente como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico da gestão Barjas Negri, o vereador Pedro Cruz, líder de bancada do PSDB, recentemente eleito coordenador Regional do PSDB local e relator da Comissão de Justiça e Redação da Câmara de Vereadores, avalia o seu primeiro ano de mandato como um ano produtivo, desafiador e de muitas lições. “Só de podermos contribuir com o crescimento planejado da cidade ao lado da Prefeitura e dos demais setores, gerando emprego e oportunidades ao jovem com destaque para a sua qualificação ao mercado de trabalho, quer na indústria, comércio e prestação de serviços, além do bem estar do cidadão e sua família, já nos torna vitoriosos e incentivados a continuar o trabalho.”

Para Pedro Cruz, o ano de 2013, seu primeiro ano como vereador, foi muito produtivo ao lado da sua equipe de gabinete. “Atuamos nas mais variadas frentes, recebemos muitas demandas e procuramos dar os encaminhamentos necessários a elas, porém, muito temos a fazer. “Durante o ano planejamos e avaliamos, discutimos estratégias e metas sem nos esquecermos da proposta de campanha e da nossa missão enquanto homem público. É importante termos esse conjunto de preocupações no cotidiano para que cada vez mais possamos trabalhar unidos e oferecer um mandato de qualidade aos cidadãos que confiaram em nós com o poder e o valor do seu voto e também aos que não votaram em nós, mais que merecem a nossa consideração por serem cidadãos desta nossa cidade e terem seus direitos garantidos”, afirma Cruz.

Para Cruz, o ano de 2013 foi a porta de entrada do seu mandato que tem a proposta de fazer uma política diferenciada, inovadora, capaz de agregar valor às atitudes e pensamentos dos homens públicos e de suas respectivas equipes. “Que pensamentos diferentes apareçam, que atitudes diferentes ocorram, mas sempre em benefício a um objetivo comum, que é o bem do nosso povo, o progresso consciente e sustentável da nossa Piracicaba, tendo como colunas de sustentação a Agenda 21. E assim caminhamos ao lado dos demais vereadores, vencendo desafios a cada novo dia na certeza de que estamos cumprindo com a missão a nós confiada”, declara Cruz.”

No balanço de 2013, foram registradas 200 proposituras de sua autoria, entre Indicações, Requerimentos, Moções, Projeto de Lei. Projeto de Lei Complementar e Projeto de Decreto Legislativo. Seu gabinete emitiu 399 ofícios de janeiro a dezembro de 2013. Durante 2013 Pedro Cruz não deixou de intensificar sua atuação junto aos setores de serviços, indústria e comércio de Piracicaba. Na linha das prioridades, destaca o incentivo à inovação tecnológica das empresas instaladas na cidade, na procura e busca de soluções para que a esfera pública seja parceira da iniciativa privada – facilitando o dia a dia do empresário que tem pago um preço alto com tantas obrigações, além da melhor qualificação profissional dos jovens e o estímulo para que eles se interessem pelo ensino técnico.

Durante o ano Cruz utilizou-se da Tribuna da Câmara para externar a sua inquietação social. Falou da preocupante situação das indústrias de transformação no Brasil e principalmente em nossa região. Colocou-se na condição de quem acompanha o processo de desindustrialização, com foco nos setores automotivo, sucroalcooleiro, eletroeletrônico e metalmecânico. Teceu críticas à política econômica do Governo Federal, à alta carga tributária e à falta de planejamento em muitas ações. O mandato de Cruz reuniu síndicos de edifícios da cidade e administradoras de condomínios, artistas plásticos, empresários, comerciantes, líderes de comunidades e associações em vários momentos. Iniciou diálogo com empresários e comerciantes da região da Avenida 31 de março, está empenhado em resolver junto à Prefeitura problemas nos bairros Cidade Alta, Jardim Elite, Centro e Paulista. Envolveu-se e intermediou campanhas humanitárias. Buscou o apoio do Banco Itaú para tratar de projeto de mobilidade urbana “Bike Sampa” para Piracicaba, com possibilidade para 2015.

No campo da legislação, a Lei Complementar 298/2013 de autoria de Pedro Cruz foi aprovada. Trata da comercialização de canudos plásticos embalados individualmente em papel ou plástico oxibiodegradável. “O objetivo da lei é proteger a população de possíveis contaminações, evitando que os canudos sejam lavados e reutilizados ou mantenham-se expostos a insetos ou à manipulação de terceiros – uma solução simples para graves problemas de saúde pública”, explicou Cruz.

Cruz levou pessoas importantes e influentes para usarem a Tribuna da Câmara, como é o caso do Pe. Toninho, Salesiano, piracicabano que atua na CNBB e foi o responsável pela peregrinação da cruz da Jornada Mundial da Juventude, o diretor do SEBRAE, Antonio Carlos Aguiar Ribeiro e diretores do CEASA Piracicaba. Cruz reuniu-se também com a diretoria da ESALQ e do CENA, com a reitoria da UNIMEP em defesa de parcerias em prol do desenvolvimento regional, com a diretoria regional da CEF (Caixa Econômica Federal) e de uma Oscip, em busca de serviços à comunidade.

Para completar o ano, o vereador cita a sua batalha de anos em prol das entidades filantrópicas que passam por necessidades financeiras, com vistas a incentivar doações ao FUMDECA - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDECA), na destinação de parte do Imposto de Renda, de pessoas físicas (6%) e jurídicas (1%). Em 2014 o vereador pretende trabalhar para duplicar a arrecadação ao FUMDECA. Pedro Cruz é também um dos articuladores da vinda do Ministério Público do Trabalho a Piracicaba . Assunto que foi tratado em Campinas no início de dezembro.

“Desejamos a todos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO de muitas realizações, para nossa Piracicaba, nossos jovens, nossa Indústria e nosso Comércio, todo o setor de Serviços, sem nos esquecermos do FUMDECA, é claro!”, afirma Pedro Cruz.



Texto:  Assessoria parlamentar


Legislativo Pedro Cruz

Notícias relacionadas