
20 DE DEZEMBRO DE 2013
Seu mandato está focado na Agenda 21, no desenvolvimento sustentável da cidade, na ação humanitária e em novas oportunidades aos jovens
A experiência acumulada por muitos anos como empresário do setor metalmecânico, como cidadão atuante nas ações humanitárias e recentemente como secretário municipal de Desenvolvimento Econômico da gestão Barjas Negri, o vereador Pedro Cruz, líder de bancada do PSDB, recentemente eleito coordenador Regional do PSDB local e relator da Comissão de Justiça e Redação da Câmara de Vereadores, avalia o seu primeiro ano de mandato como um ano produtivo, desafiador e de muitas lições. “Só de podermos contribuir com o crescimento planejado da cidade ao lado da Prefeitura e dos demais setores, gerando emprego e oportunidades ao jovem com destaque para a sua qualificação ao mercado de trabalho, quer na indústria, comércio e prestação de serviços, além do bem estar do cidadão e sua família, já nos torna vitoriosos e incentivados a continuar o trabalho.”
Para Pedro Cruz, o ano de 2013, seu primeiro ano como vereador, foi muito produtivo ao lado da sua equipe de gabinete. “Atuamos nas mais variadas frentes, recebemos muitas demandas e procuramos dar os encaminhamentos necessários a elas, porém, muito temos a fazer. “Durante o ano planejamos e avaliamos, discutimos estratégias e metas sem nos esquecermos da proposta de campanha e da nossa missão enquanto homem público. É importante termos esse conjunto de preocupações no cotidiano para que cada vez mais possamos trabalhar unidos e oferecer um mandato de qualidade aos cidadãos que confiaram em nós com o poder e o valor do seu voto e também aos que não votaram em nós, mais que merecem a nossa consideração por serem cidadãos desta nossa cidade e terem seus direitos garantidos”, afirma Cruz.
Para Cruz, o ano de 2013 foi a porta de entrada do seu mandato que tem a proposta de fazer uma política diferenciada, inovadora, capaz de agregar valor às atitudes e pensamentos dos homens públicos e de suas respectivas equipes. “Que pensamentos diferentes apareçam, que atitudes diferentes ocorram, mas sempre em benefício a um objetivo comum, que é o bem do nosso povo, o progresso consciente e sustentável da nossa Piracicaba, tendo como colunas de sustentação a Agenda 21. E assim caminhamos ao lado dos demais vereadores, vencendo desafios a cada novo dia na certeza de que estamos cumprindo com a missão a nós confiada”, declara Cruz.”
No balanço de 2013, foram registradas 200 proposituras de sua autoria, entre Indicações, Requerimentos, Moções, Projeto de Lei. Projeto de Lei Complementar e Projeto de Decreto Legislativo. Seu gabinete emitiu 399 ofícios de janeiro a dezembro de 2013. Durante 2013 Pedro Cruz não deixou de intensificar sua atuação junto aos setores de serviços, indústria e comércio de Piracicaba. Na linha das prioridades, destaca o incentivo à inovação tecnológica das empresas instaladas na cidade, na procura e busca de soluções para que a esfera pública seja parceira da iniciativa privada – facilitando o dia a dia do empresário que tem pago um preço alto com tantas obrigações, além da melhor qualificação profissional dos jovens e o estímulo para que eles se interessem pelo ensino técnico.
Durante o ano Cruz utilizou-se da Tribuna da Câmara para externar a sua inquietação social. Falou da preocupante situação das indústrias de transformação no Brasil e principalmente em nossa região. Colocou-se na condição de quem acompanha o processo de desindustrialização, com foco nos setores automotivo, sucroalcooleiro, eletroeletrônico e metalmecânico. Teceu críticas à política econômica do Governo Federal, à alta carga tributária e à falta de planejamento em muitas ações. O mandato de Cruz reuniu síndicos de edifícios da cidade e administradoras de condomínios, artistas plásticos, empresários, comerciantes, líderes de comunidades e associações em vários momentos. Iniciou diálogo com empresários e comerciantes da região da Avenida 31 de março, está empenhado em resolver junto à Prefeitura problemas nos bairros Cidade Alta, Jardim Elite, Centro e Paulista. Envolveu-se e intermediou campanhas humanitárias. Buscou o apoio do Banco Itaú para tratar de projeto de mobilidade urbana “Bike Sampa” para Piracicaba, com possibilidade para 2015.
No campo da legislação, a Lei Complementar 298/2013 de autoria de Pedro Cruz foi aprovada. Trata da comercialização de canudos plásticos embalados individualmente em papel ou plástico oxibiodegradável. “O objetivo da lei é proteger a população de possíveis contaminações, evitando que os canudos sejam lavados e reutilizados ou mantenham-se expostos a insetos ou à manipulação de terceiros – uma solução simples para graves problemas de saúde pública”, explicou Cruz.
Cruz levou pessoas importantes e influentes para usarem a Tribuna da Câmara, como é o caso do Pe. Toninho, Salesiano, piracicabano que atua na CNBB e foi o responsável pela peregrinação da cruz da Jornada Mundial da Juventude, o diretor do SEBRAE, Antonio Carlos Aguiar Ribeiro e diretores do CEASA Piracicaba. Cruz reuniu-se também com a diretoria da ESALQ e do CENA, com a reitoria da UNIMEP em defesa de parcerias em prol do desenvolvimento regional, com a diretoria regional da CEF (Caixa Econômica Federal) e de uma Oscip, em busca de serviços à comunidade.
Para completar o ano, o vereador cita a sua batalha de anos em prol das entidades filantrópicas que passam por necessidades financeiras, com vistas a incentivar doações ao FUMDECA - Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMDECA), na destinação de parte do Imposto de Renda, de pessoas físicas (6%) e jurídicas (1%). Em 2014 o vereador pretende trabalhar para duplicar a arrecadação ao FUMDECA. Pedro Cruz é também um dos articuladores da vinda do Ministério Público do Trabalho a Piracicaba . Assunto que foi tratado em Campinas no início de dezembro.
“Desejamos a todos um FELIZ NATAL e um ANO NOVO de muitas realizações, para nossa Piracicaba, nossos jovens, nossa Indústria e nosso Comércio, todo o setor de Serviços, sem nos esquecermos do FUMDECA, é claro!”, afirma Pedro Cruz.