13 de setembro de 2022
XV de Piracicaba deve voltar a receber recursos da Selam
Nesta terça-feira (13), Felipe Gema reuniu-se com o responsável pela secretaria, Hermes Balbino; representantes do time e da Associação Amigos do XV também participaram
Na manhã desta terça-feira (13), o vereador Felipe Gema esteve na Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) em reunião com o secretário responsável pela pasta, Hermes Balbino, para tratar de subvenções para o XV de Piracicaba e demais solicitações à secretaria. Também estiveram presentes Israel Martins, gerente administrativo financeiro do XV, Alex Cardoso, coordenador administrativo do time, Sylvino Torrezan, diretor da Associação Amigos do XV, e Paulo Totti, presidente da mesma associação.
Israel Martins apresentou a Balbino a necessidade de auxílio financeiro ao XV, que, segundo ele, encontra-se em “seríssima dificuldade financeira”, já que possui grandes despesas entre manutenção do gramado, do refeitório e da lavanderia, bem como custos com viagens para jogos e treinamentos, que ocorrem em Saltinho.
Os representantes do time e o parlamentar defenderam a importância do futebol para a cidade. “Quando o XV vai bem, a cidade respira diferente, e isso influencia o turismo, a hotelaria, os restaurantes…”, destacou Gema. Eles foram unânimes quanto à relevância do esporte na vida dos jovens, especialmente os da periferia. “Não trabalhamos para converter os 100 garotos das nossas categorias em profissionais. É o aspecto social que mais importa”, destacou o gerente administrativo.
Felipe Gema abordou o artigo 40 da seção IV da lei 7045/2011, que determina a subvenção mensal de R$12.870 ao Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba – valor que, no entanto, não tem sido destinado ao clube, mas é em parte utilizado para o pagamento da conta de energia elétrica do estádio. Segundo Balbino, a partir do mês de outubro o time já deve receber cerca de R$15.000 da secretaria.
Os representantes do XV também solicitaram suporte da Selam em relação ao transporte dos jogadores para treinos e jogos. Balbino afirmou que, no entanto, pela baixa quantidade de veículos e motoristas, a secretaria não conseguiria atender a essa demanda no momento, mas que poderia apoiar a busca por patrocinadores que possam fornecer o apoio. Além disso, o secretário sugeriu o auxílio da Selam na divulgação dos eventos que buscam arrecadar verbas para o XV, como a Festa da Batata, assim como a periodicidade na realização de reuniões para negociações e diálogos.
Outro tópico abordado na reunião foi o Complexo Aquático "Dr. Samuel de Castro Neves". De acordo com o secretário, ele deve ser reaberto e voltar a operar normalmente na primeira semana do mês de outubro.
O vereador Gema apresentou e protocolou, ainda, ofício do projeto "Crias do Morro", solicitando a compra de tatames para as aulas de jiu-jitsu oferecidas no Centro Comunitário do Jardim Esplanada. Ele abordou, também, a demanda pela manutenção da pista de skate do bairro Piracicamirim.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
26 de julho de 2025
23 de julho de 2025
18 de julho de 2025
18 de julho de 2025