
07 DE MARÇO DE 2017
O Fórum Permanente do Empreendedorismo Feminino poderá ser criado na Câmara de Piracicaba, sob a coordenação da vereadora Nancy Thame.
Nancy Thame
Na primeira reunião do ciclo de palestras e debates que integram a programação da Semana da Mulher, de 06 a 11 de março, a vereadora Nancy Thame (PSDB) enfatizou a importância da criação do Fórum Permanente do Empreendedorismo Feminino, a ser instituído no poder legislativo local. A iniciativa partiu dos participantes da roda de conversa, que na manhã desta terça-feira, 7, das 9 às 12 horas se reuniram com representantes de organizações empresariais, sindicais e entidades civis, além da população em geral para prestigiar o ciclo de palestras que abordou a situação da mulher no universo do empreendedorismo.
A realização do evento na Câmara conta com o respaldo dos gabinetes das vereadoras Nancy Thame (PSDB) e Coronel Adriana (PPS). Na roda de conversa, a representante do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Sueli Regina Chiaranda, discorreu sobre o empreendedorismo feminino, em seus desafios e oportunidades, mostrando que as mulheres acontecem mais que os homens, na busca de seus ideais.
O Com (Conselho da Mulher Empresária), da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) enviou representantes ao evento, assim como o Comespi (Conselho da Mulher Executiva), do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região).
A fisioterapêuta, Eliane Curiacos evocou o legado histórico para mostrar a força das mulheres e, submeteu todos os participantes à uma dinâmica de grupo, no despertar da consciência para conhecer e valorizar a si próprio. A advogada Cristina Castro comentou sobre os aspectos jurídicos relacionados ao empreendedorismo feminino e, tentou mostrar que todos, independentemente de sua área de atuação, tanto do poder público quanto na iniciativa privada e, até estagiários podem fazer a diferença em desenvolver algo de novo.
Elizangela Libardi falou dos desafios e oportunidades do universo da mulher empresária, sendo primordial o planejamento das ações para se conseguir os objetivos. E, a professora Dagmar Silva Castro, que também representou a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) enfatizou o caracter de subjetividade do empreendedorismo feminino.
Os eventos são abertos à população em geral. Outras informações podem ser obtidas no gabinete da parlamentar pelo 3403-6517 ou 3403-6518. Confira a programação abaixo:
SEMANA DA MULHER 2017
6/3 – Segunda-feira – Plenário
19h30 - Nancy Thame, uso da Tribuna
7/3, terça-feira – Sala de Reuniões do 2º andar – Prédio Anexo
das 9h às 11h – Tema: "Empreendedorismo Feminino - Desafios e Oportunidades".
Roda de Conversa com Sueli Regina Chiaranda, SEBRAE; Elizangela Libardi CME/ACIPI, COMESPI/SIMESPI; Dra. Cristina Castro, COMESPI/SIMESPI; Prof Drª Dagmar Silva Castro, CME/ACIPI, PPGA-FGN/UNIMEP
7/3, terça-feira – Sala de Reuniões do 2º andar – Prédio Anexo
das 13h às 16h – Tema: “Mulher, diversidade e autoestima: relatos de vivências”.
Roda de Conversa com Graziela Tozin; Carmelina Toledo Piza; Profª Marilza Garcia, SME/PMP, CONEPIR; Alaides Puppin Ruschel.
7/3, terça-feira – Salão de Exposições do Prédio Anexo
das 16h às 17h – Exposição de Obras da artista plástica Alaides Puppin Ruschel.
8/3, quarta-feira – Salão Nobre Helly de Campos Melges
das 19h às 22h – Sessão Solene.
Palestra com a socióloga Fátima Jordão, Instituto Patrícia Galvão.
9/3, quinta-feira – Salão Nobre Helly de Campos Melges
das 9h às 11h – Tema: “Saúde da Mulher”.
Mesa Redonda com Helder Prado, CEREST/PMP; Drª Regina Teixeira.
9/3, quinta-feira – Salão Nobre Helly de Campos Melges
das 14h às 16h – Tema: "Feminicídio: última etapa do ciclo da violência contra a mulher".
Mesa Redonda com Drª Karina Sabendot, Defensoria Pública; Drª Luana Bruzasco, PLP; Drª Marilda Soares, Câmara de Vereadores.
10/3, sexta-feira – Salão Nobre Helly de Campos Melges
das 9h às 12h – Tema: “Autoestima”.
Fórum: Balanço das ações e encaminhamentos.
Palestra com a Profª Drª Dagmar Silva Castro, UNIMEP.
Atividades culturais: Carmelina Toledo Piza, professora, escritora e contadora de histórias, e Profª Laura Theodoro, educadora física.
Encerramento: Nancy Thame
11/03, Sábado – Engenho Central, Armazém 5, Célula do Museu da Cana
Abertura da Exposição Batom, Lápis & TPM (SEMAC e Turismo)
Dia 11 de Março de 2017 a partir das 15h30.