PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

07 DE NOVEMBRO DE 2016

Quiosque da Leitura recebe o nome de Maria Emília Leitão Medeiros Redi


A cerimônia contou com a leitura de textos e poemas da homenageada, realizada por integrantes de grupos literários da cidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 4) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador Pedro Kawai (PSDB) participou da cerimônia para denominação do Quiosque da Leitura Maria Emília Leitão Medeiros Redi, por meio de lei 8.490/2016 de sua autoria. O espaço, que fica no Parque da Rua do Porto, leva o nome da professora e escritora piracicabana, falecida em 2011, que ocupou a cadeira 38 da Academia Piracicabana de Letras, que também pertenceu ao professor Elias de Mello Ayres. O Quiosque da Leitura é mantido pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), por meio da Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto.

A cerimônia contou com a leitura de textos e poemas da homenageada, realizada por integrantes de grupos literários da cidade. Com atuação ativa na produção de literatura local, Maria Emília fez parte do Golp (Grupo Oficina Literária de Piracicaba), Clip (Centro Literário de Piracicaba) e Clube dos Escritores de Piracicaba, além do Sarau Literário Piracicabano.

“Ela era uma pessoa que gostava muito de literatura. Como professora aposentada, fez parte de vários grupos literários da cidade, e eu gostava de lhe acompanhar em vários daqueles encontros que eles organizavam”, lembrou com carinho o marido de Maria Emília, Darci de Camargo Redi. “É muito importante essa oportunidade de se ligar um espaço de atividade física à prática da cultura”, pontuou.

“Estamos muito felizes com a denominação. Essa é uma forma de deixar registrado na memória e na história de Piracicaba o nome de Maria Emília, que tanto contribuiu para a educação e para a literatura na cidade”, ressalta a secretária da Semac, Rosângela Camolese.

Para Kawai é um privilégio poder homenageá-la em espaço tão importante da cidade de Piracicaba. “Maria Emília deixa um grande legado aos piracicabanos. Esse é um pequeno gesto de gratidão do município a todo trabalho dessa grande guerreira das letras”, concluiu parlamentar.

ESPAÇO PARA LEITURA - O Quiosque da Leitura conta com um acervo de mais de 800 livros e o horário de funcionamento é das 8h30 às 12h30, sempre aos domingos. Os títulos, disponíveis para consulta no local, são compostos por literatura nacional, internacional e infantil, jornais do dia, revistas e periódicos. Há também exemplares para doação, que podem ser levados para casa.



Texto:  Assessoria parlamentar


Educação Pedro Kawai

Notícias relacionadas