07 de dezembro de 2018
Químico piracicabano dará nome a sistema de lazer na Nova Piracicaba
Projeto de lei de Wagnão foi aprovado na 73ª reunião ordinária, realizada nesta quinta-feira
O sistema de lazer situado no cruzamento das ruas Professor Armando Bergamin com a Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Nova Piracicaba, receberá o nome de Eduardo Viccino, por meio do projeto de lei 208/2018 de autoria do vereador Wagner de Oliveira, o Wangão (PHS). A propositura foi aprovada nesta quinta-feira, 6, na 73ª reunião ordinária.
Eduardo Viccino nasceu em 8 de janeiro de 1929, em Piracicaba. Foi químico e se destacou pelos estudos, patenteando um processo para obtenção de ligas de aços especiais para fundicação de peças de pequeno porte — sua invenção teve repercussão nos jornais da cidade e em revistas da Alemanha.
Dedicou-se também ao estudo do latim, alemão, espanhol e inglês. Estudou matemática e aprimorou seu conhecimento em física e produção de materiais.
Nos processos de fundição normais, os aços especiais eram fundidos com a utlização de equipamentos de alto custo para a indústria metalúrgica. A partir do processo de Viccino, a obtenção de ligas de aços especiais com equipamentos de pouco investimento, no qual a sucata, materiais metálicos e óxidos no estado sólido eram submetidos a uma simples cuba de reação com chamas oxidantes por meio de maçaricos normais — processo que contribuiu para a economia do setor e fabricação de um produto de alta qualidade.
Aos 15 anos já trabalhava no DER (Departamento de Estrada e Rodagem). Nos horários vagos dedicava-se ao estudo científico, usando parte do tempo para estudar a metalurgia. Aos 72 anos se formou em informática, no Sindicato dos Metalúrgicos.
Faleceu em 10 de fevereiro de 2017, portador de Alzheimer.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
26 de julho de 2025
23 de julho de 2025
18 de julho de 2025
30 de junho de 2025