PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 29 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

09 DE JUNHO DE 2010

Professor da Faculdade de Odontologia conquista prêmio internacional e recebe homenagem da Câmara


O professor Dr. Jaime Aparecido Cury é o primeiro pesquisador fora do eixo europeu e norte-americano a conquistar o Prêmio “Yngve Ericsson Prize”, o mais importante (...)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Comunicação (1 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação (2 de 2) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Comunicação Salvar imagem em alta resolução


O professor Dr. Jaime Aparecido Cury é o primeiro pesquisador fora do eixo europeu e norte-americano a conquistar o Prêmio “Yngve Ericsson Prize”, o mais importante do mundo em odontologia preventiva. Professor e pesquisador da área de Bioquímica na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP da Unicamp), Jaime Cury recebeu na tarde de hoje (09/06), das mãos do vereador André Bandeira (PSDB), uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores pela inédita conquista.

Até hoje, apenas pesquisadores dos Estados Unidos, Holanda, Finlândia, Noruega, Suécia e Suiça haviam conquistado a premiação. No próximo dia 8 de julho, em Montpellier, na França, em cerimônia de abertura da Orca (Organização Européia de Pesquisa em Cariologia), o professor receberá a premiação. Com a conquista, o Brasil passará a figurar entre o seleto grupo de países que tem cientistas premiados na área.

O prêmio foi criado em 1986, em homenagem ao professor do Karolinska Institute Ingve Ericsson, um dos fundadores da Orca e brilhante pesquisador sobre flúor. Concedido a cada três anos, é entregue sempre a dois pesquisadores. O outro premiado deste ano é o professor Hanu Hausen, da área de Epidemiologia, da Finlândia.

A distinção representa o reconhecimento internacional do trabalho que ele tem desenvolvido. “Fico mais estimulado a continuar o meu trabalho, pois o prêmio é fonte de energia para a alma do pesquisador, desencadeando uma reação em cadeia naqueles que trabalharam ou trabalham comigo. Em acréscimo, esse prêmio é importante não apenas para mim, como para o país, principalmente pelo fato de que, é a primeira vez que a distinção é outorgada a um pesquisador fora do continente europeu e dos estados Unidos, mostrando que não somos mais um país dos excluídos”, afirmou o pesquisador.

O professor, formado pela FOP, buscou na sua carreira acadêmica formação em área básica tendo feito mestrado e doutorado em Bioquímica. Essa formação sempre o ajudou a desenvolver e aprofundar em pesquisas de como o fluoreto age nos mecanismo de ação anti-cárie. Durante sua carreira como o pesquisador, em vários momentos participou de discussões nacionais com relação à fluoretação das águas de abastecimento público e com relação a regulamentação da concentração de flúor em dentifrícios. Seus trabalhos e sua atuação tem tido um papel extremamente importante no protocolo de uso de flúor no Brasil, tendo tido uma importância fundamental no declínio de cárie no país ocorrida nas últimas décadas, afirmou André Bandeira, vereador autor da homenagem ao cientista.

Texto: Vitor Ribeiro

Fotos: Gustavo Annunciato



Texto:  Comunicação


Homenagem André Bandeira

Notícias relacionadas