16 de julho de 2018
Palestra marca encerramento de consulta pública do Parlamento Aberto
No próximo dia 17, a Câmara receberá representante da CGU (Controladoria Geral da União) para tratar sobre experiências de combate à corrupção
A Câmara de Vereadores de Piracicaba receberá amanhã, 17, às 19h30, palestra que marca o encerramento do período de consulta pública sobre o Parlamento Aberto. Na oportunidade, estarão Márcio Sobral, coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção da Corrupção da Controladoria Regional da União no Estado de São Paulo, e o jornalista Sérgio Lerrer, editor do Portal Pro Legislativo. O evento será no Espaço da Escola do Legislativo (Térreo do Prédio Anexo, pela Rua do Rosário, 833). A entrada é gratuita.
Iniciativa pioneira em câmaras municipais, o projeto Rumo Ao Parlamento Aberto abriu período de consulta pública, encerrado no último dia 30, onde solicitou à população sugestões para aprimoramento das ações de diálogo entre a Câmara e a sociedade, baseadas em quatro eixos temáticos: 1) Transparência Pública; 2) Participação Popular; 3) Inovação e Tecnologia; e 4) Educação para a Cidadania.
Representante da CGU, Márcio Sobral apresentará a experiência do órgão na busca pela transparência dos dados e acesso às informações públicas e como essa ampliação da visibilidade contribuiu para o combate à corrupção. A CGU também atua na implementação do Compromisso 11 do OGP (sigla em inglês para Parceria de Aberto Governo), em que inclui os parlamentos em todo País no trabalho de melhoria de gestão pública.
O jornalista Sérgio Lerrer, que é especialista em comunicação pública e legislativa, tratará do tema A Comunicação como Ferramenta de Transparência Pública. “Essa discussão vem ao encontro do trabalho do Departamento de Comunicação, que busca ampliar a divulgação dos atos administrativos, principalmente no tocante a licitações e outros gastos do Legislativo”, explica Valéria Rodrigues, diretora do Departamento.
Ao longo do projeto Rumo Ao Parlamento Aberto, a Câmara recebeu a palestra do agente legislativo Walternor Brandão, da Câmara dos Deputados, quando ele apresentou as experiências em Brasília a partir da constituição do Laboratório Hacker, onde foram desenvolvidas ferramentas digitais para melhorar a transparência e participação popular. Também foram realizadas oficinas em escolas públicas, com o objetivo de apresentar as ações já desenvolvidas na Câmara de Vereadores de Piracicaba.
NOTÍCIAS RELACIONADAS
02 de dezembro de 2022
30 de novembro de 2022
22 de setembro de 2022
18 de julho de 2022
