06 de setembro de 2018

'Olhares Reminiscentes' reúne histórias, sentimentos e orgulho japonês

Exposição em comemoração dos 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba foi produzida por estagiários do Departamento de Comunicação da Câmara.

Texto: Thaís Passos

Em frente à câmera, olhares reminiscentes. Por trás dela, o cuidado em retratar a sensibilidade marcada na visão de uma história centenária.

Nesta sexta-feira (7), a imigração japonesa em Piracicaba comemora 100 anos da chegada das primeiras 40 famílias à cidade, buscando um recomeço, em 1918. Para celebrar a data, além da solenidade promovida pelo vereador Pedro Kawai (PSDB) no Salão Nobre às 9h, a Câmara lançará a exposição "Olhares Reminiscentes", composta por fotos e ilustrações dos estagiários Sidney Junior, Thaís Passos e Felipe Stevanatto. 

A mostra expressa a coragem dos primeiros japoneses que desembarcaram no município, enfrentando uma nova cultura e lutando para manter suas origens sempre vivas. Vinte e oito olhares foram fotografados e ilustrados a partir das fotos.

A maioria delas foi tirada durante as gravações do documentário "Kansha: 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba", que também terá a primeira exibição oficial nesta sexta-feira. Os trabalhos tiveram início em maio, juntamente com a produção do documentário.

"São retratos dos personagens do documentário. Cada olhar remete ao passado", resumiu Sidney. "As fotos foram feitas em preto e branco, com iluminação natural e artificial, com o foco no olhar e o desfoque ao fundo. Quisemos passar o sentimento de luta", explicou. A curadoria da exposição é dos repórteres fotográficos da Câmara, Davi Negri e Fabrice Desmonts.

Abaixo de cada retrato acompanha a ilustração feita por Felipe, estudante de Design Gráfico. "Um dos grandes marcos da cultura japonesa no Brasil é o desenho, que traz consigo o mangá e o anime. Muitas pessoas conhecem a cultura japonesa primeiramente por isso. Então pensamos em inserir ilustrações que remetessem ao estilo japonês, o que fortifica a ideia do todo e faz menção também às fotos e ao documentário, complementando-se", conta Felipe.

Para os estagiários do Departamento de Comunicação da Câmara, o trabalho não apenas engrandeceu a experiência, como também contribuiu para "o conhecimento de uma cultura tão rica, de pessoas tão especiais".

"Foi muito importante, pois houve o trabalho em equipe de todos, essencial para o resultado final. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer uma história centenária, de pessoas que nunca havíamos conhecido. Tenho orgulho de retratá-las, pois cada olhar transmite uma história. Isto é a exposição: o olhar, a história e, mais do que tudo, o sentimento", completa Sidney.

A solenidade em comemoração dos 100 anos da imigração japonesa em Piracicaba, assim como a abertura da exposição e a exibição do documentário "Kansha" acontece nesta sexta-feira, a partir das 9h, no hall do salão nobre da Câmara.

Revisão: Ricardo Vasques - MTB 49.918

NOTÍCIAS RELACIONADAS