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27 DE AGOSTO DE 2018

Novo diretor administrativo mapeia defasagem de cargos na Câmara


Mauro Rontani destaca que número atual de servidores é menor do que em 2006, quando havia 16 vereadores na Casa



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Mauro Rontani, diretor do Departamento Administrativo



O novo diretor do Departamento Administrativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Mauro Rontani, mapeou a defasagem de cargos efetivos na Casa, que não realiza concurso desde 2006, quando ainda havia 16 parlamentares. Por conta de aposentadorias e demissões ao longo deste tempo, atualmente há menos servidores do que na época. 

“Tivemos aumento da demanda de atendimento ao público, assim como temos maior transparência, maior acesso à informação e mais pessoas hoje vêm ao Legislativo”, avalia. Ele lembra que, há uma década, não havia o Prédio Anexo, onde funciona espaços de reuniões, entre eles a Escola do Legislativo, que no ano passado recebeu mais de duas mil pessoas. 

Neste período, a Câmara criou novos departamentos, como TV Câmara, Documentação e Transparência, Rádio Web, assim como passou a receber, cada vez mais, um número maior de eventos, como reuniões de conselhos municipais e até mesmo formaturas que ocorrem no Salão Nobre. 

Rontani contabiliza que, em 2006, havia 69 servidores efetivos na Casa; atualmente, são 64, entre aposentados e que pediram demissão. Além disso, ele recorda que há 20 cargos existentes na Câmara, mas que nunca foram providos, gerando uma defasagem ainda maior. 

“E, ainda, temos que prever os pedidos de aposentadorias que virão em 2019”, avalia. Ele cita que pelo menos seis servidores já cumpriram o tempo de trabalho na Casa e expressaram interesse em se retirar. 

Por conta disso, o Departamento Administrativo incluiu na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2019 uma rubrica de R$ 1,8 milhão com o objetivo de fazer contratações de novos servidores. “No serviço público, precisamos sempre fazer as coisas com previsão de um ano, já que é preciso colocar no Orçamento”, ressalta Rontani. 

Há previsão de se abrir concurso, ainda em 2018, com a intenção de agilizar o processo para que a próxima Mesa Diretora, que assumirá para o biênio 2019/2020, possa fazer alocações dos cargos necessários. 

“Vale ressaltar que, mesmo com a inclusão destes novos servidores, a nossa previsão orçamentária de 2019 é abaixo do que foi previsto no PPA (Plano Plurianual), aprovado em julho do ano passado”, ressalta o diretor. 

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Finanças, apresentadas durante a audiência pública sobre a LDO 2019, quarta-feira (22), a Câmara deixará de requerer R$ 4 milhões para o próximo ano. 

“A nossa busca é sempre fazer mais com menos, sempre otimizando os recursos”, concluiu Mauro Rontani.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Câmara

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