PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

13 DE AGOSTO DE 2019

Moschini defende orientação qualificada para as gestantes


Vereador ocupou a tribuna da Câmara durante a 41ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (12)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





O vereador Ronaldo Moschini (CID) defende orientação qualificada às gestantes, para que elas possam ter informações suficiente para exigir a forma de parto, se natural ou cirúrgico. “Devemos, logicamente, respeitar a vontade da paciente, mas desde que ela tenha sido bem orientada”, disse, na noite desta segunda-feira (12), ao utilizar a tribuna durante a 41ª reunião ordinária. 

Ele lembrou que o País se tornou “campeão mundial de cesarianas”, o que não é indicado. “Por isso, além da atuação médica, também desenvolvemos orientações, especialmente para as gestantes atendidas nas UBS (Unidade Básica de Saúde”, explicou Moschini. Ele lembrou que, na Europa, cerca de 80% dos partos são naturais, e o Brasil precisa caminhar para essa condição.

“Às vezes, a gestante que chega com 39 semanas gestacional e exige cesariana, sem que tenha sido bem orientada, e isso achamos muito falho e perigoso”, disse Moschini. “Vivendo há 33 anos como médico, eu vejo essa realidade (das cesarianas), mas podemos orientá-las e mostrar que é possível ganhar o filho com parto normal, tendo segurança e humanismo”, enfatizou. 

Na oportunidade, o vereador também apresentou algumas ações do mandato, como a instalação de lombo-faixa em frente ao HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana), o que contribui para pacientes que não conseguem caminhar. Ele citou, ainda, a recuperação do asfalto na rua dos Curiós, a retirada de entulho na rua Justo Moretti e restauração de placa de denominação da Praça do bairro Jardim Caxambu. “Eu não sou vereador de bairro, mas da nossa cidade”, disse.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  Comunicação


Legislativo Ronaldo Moschini

Notícias relacionadas