PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE DEZEMBRO DE 2015

Luiz Arruda propõe etiqueta de eficiência energética em prédio público


Vereador protocolou nesta semana projeto de lei complementar 29/2015, que deverá entrar para votação em 2016



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução


O vereador Luiz Arruda (PV) protocolou nesta semana o projeto de lei complementar 29/2015 na Câmara de Vereadores de Piracicaba que dispo sobre a obrigatoriedade do uso da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) nos projetos de edificações públicas municipais novas ou que recebam reforma. 

“A propositura atende a demanda atual que estamos enfrentando em que o País vive novo cenário de crise energética. É hora de colocar em pauta novas soluções no campo da eficiência no uso da energia aliando técnica, gestão e mudança de comportamento”, aponta o vereador no texto da propositura que será votada em 2016. 

No texto, ele aponta ainda que o caminho da eficiência deve ser construído na forma de incentivos e apoios institucionais de práticas, onde o poder público apresenta potencial enorme, “podendo reduzir de forma significativa o consumo de energia e também os custos do setor a longo prazo, sendo também exemplo e referência dessas ações”. 

A obrigatoriedade da eficiência energética está em consonância com a implementação, no território municipal, da Política Nacional de Meio Ambiente e tem o objetivo de incentivar a conservação e o uso eficiente dos recursos naturais (água, luz, ventilação etc.) nas edificações, reduzindo desperdícios e os impactos sobre o meio ambiente. 

Na justificativa do PLC 29/105, Luiz Arruda lembra que calcula-se que quase 50% da energia elétrica produzida no país seja consumida não só na operação e manutenção das edificações, como também nos sistemas artificiais, que proporcionam conforto ambiental aos usuários, como iluminação, climatização e aquecimento de água. 

“O que podemos fazer para reduzir este impacto? Existe alguma metodologia que consiga identificar se uma edificação é ou não eficiente energeticamente?”, questiona. A metodologia de avaliação consiste na etiquetagem da edificação analisando-se primeiramente o projeto e o produto final construído. Existem cinco níveis nesta Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) e pode ser geral ou parcial.



Texto:  Assessoria parlamentar
Revisão:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Luiz Arruda

Notícias relacionadas