
15 DE MAIO DE 2018
Promovido pela Escola do Legislativo, segundo encontro aconteceu nesta terça-feira (15)
Segunda aula do curso Iniciação Política reuniu cerca de 40 pessoas
A segunda aula do curso Iniciação Política, promovido pela Escola do Legislativo, abordou a ética na política, com o palestrante Ricardo Caiuby. e o processo legislativo e a dinâmica dos poderes, com palestra de Fábio Dionísio. Nancy Thame (PSDB), diretora da Escola, mediou o encontro que reuniu cerca de 40 pessoas na tarde desta terça-feira (15).
Agrônomo e professor, Caiuby foi o primeiro palestrante da tarde e afirmou que o dever do político é se dedicar ao bem comum. "Quem entra na política sabe que não vive mais para si mesmo, mas para os outros", refletiu.
Caiuby completou dizendo que a ética começa na família e a população também deve buscá-la no momento de eleger um político. "É importante procurar conhecer o currículo do candidato para decidir qual a melhor escolha", argumenta.
Fábio Dionísio, diretor do Departamento Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba, fez uma breve explicação sobre os três poderes e discorreu sobre as funções dos vereadores. "Os poderes são harmônicos entre si", afirmou.
Dionísio apresentou o processo de tramitação das proposituras — indicações, projetos de lei, moções e requerimentos — na Câmara até chegar no Executivo, e esclareceu a diferença entre os documentos. "As indicações são as únicas proposituras que não são votadas nem discutidas. Elas sugerem algo ao Executivo", informou.
Outro ponto destacado por ele foi o uso da tribuna popular. "É um processo simples, sem muita burocracia. O cidadão pode se inscrever — 72 horas antes das sessões, que acontecem às segundas e quintas-feiras — e ocupar a tribuna para falar de um assunto de interesse público por dez minutos", ressaltou.
PRÓXIMAS AULAS - No dia 22 de maio, os temas serão Parlamentarismo, presidencialismo e presidencialismo de coalizão, por Renata Bueno; e Processo legislativo e a dinâmica dos poderes, por Fábio Dionísio. No encerramento do curso, dia 29, Renato Morgado fala sobre Política, eleições e partidos unindo democracia à cidadania, enquanto Marcelo Bongagna aborda Mídia, opinião pública e poder.